5 alimentos para fortalecer a imunidade que você deveria começar a consumir agora!

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O corpo humano tem a capacidade natural de se defender de invasores, como vírus, bactérias e fungos. Essa habilidade de defesa é chamada imunidade e pode variar de acordo com nossos hábitos. Uma forma de mantê-la alta é consumir alimentos para fortalecer a imunidade.

Pensando na importância de uma alimentação saudável para a defesa de nosso organismo, preparamos um texto sobre os principais alimentos que fortalecem a imunidade corporal e como torná-los parte de seus hábitos alimentares. Confira!

1. Vegetais verde-escuros

Folhas verde-escuras, como couve, espinafre, rúcula e agrião, são alimentos ricos em vitaminas, nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Por conta disso, esses vegetais – ricos em Vitamina C, Ácido Fólico e outros compostos – atuam na função imunológica, formando barreiras nas mucosas e até mesmo ajudando na produção de células de defesa.

Além de fortalecer a imunidade, esses alimentos trazem cor e sabor ao prato, podendo ser consumidos de diversas formas: in natura, refogados, em saladas ou até mesmo como ingredientes de outros pratos. Dessa forma, fortalecem o organismo ao mesmo tempo em que incrementam sabores e assim alimentam também o espírito!

2. Frutas

Ricas em Vitamina C, frutas cítricas como limão, laranja e tangerina, além de acerola, kiwi e goiaba, são de grande importância para a imunidade. Por conta das propriedades dessa vitamina, esses alimentos atuam em diversas funções de defesa do corpo.

Além de ajudar na produção de células de defesa, a Vitamina C apresenta uma grande função antioxidante, que combate várias substâncias prejudiciais ao funcionamento das células. Essa vitamina, encontrada em frutas que podem ser consumidas ao longo do dia, também auxilia no reparo de tecidos corporais, ajudando na cicatrização de machucados e feridas.

3. Iogurte natural e kefir

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os probióticos encontrados em iogurtes naturais e kefirs (variações de bebida fermentada que atuam como alimentos funcionais) são microrganismos vivos que, em quantidades adequadas, trazem benefícios à saúde de quem os consome. Entre os principais benefícios dos iogurtes está a capacidade de recomposição da flora intestinal.

Com o intestino saudável, o organismo é capaz de rejeitar o que não faz bem e absorver aquilo que faz bem ao corpo, ou seja, ele decide o que entra ou não em nosso organismo. Funcionando como filtros, esses alimentos probióticos são muito importantes para a imunidade e podem ser consumidos facilmente, como durante uma pausa no expediente.

4. Cereais e grãos

Muitos cereais e grãos já estão presentes na dieta da maioria das pessoas, como é o caso do arroz (especialmente o integral) e do feijão. Esses alimentos também fortalecem a imunidade, pois são importantes fontes de nutrientes, como zinco, vitaminas do Complexo B e também um pouco de ferro (ainda que a principal fonte alimentar desse metal seja a carne vermelha).

O zinco fortalece o sistema imunológico combatendo resfriados, gripes e outras doenças. Além disso, grãos como feijão, soja e grão de bico também fornecem vitaminas do Complexo B e ferro. Esses elementos são essenciais no fortalecimento do metabolismo energético, no transporte de oxigênio e na constituição de várias proteínas.

5. Peixes e frutos do mar

Ricos em Ômega 3, alimentos como atum, anchova, carpa, salmão, sardinha e frutos do mar em geral têm as chamadas “gorduras boas”, os ácidos graxos poli-insaturados. Essas gorduras fornecem elementos essenciais, que nosso organismo não consegue produzir por si. São os chamados ácidos graxos (ALA, EPA e DHA, siglas que tornam mais fácil a referência a três deles: ácido alfa-linolênico, ácido eicosapentaenoico e ácido docosahexaenoico).

As funções das células funcionam muito melhor quando suas membranas estão repletas desses ácidos. Os benefícios mais reconhecidos fornecidos por esses alimentos são a proteção da saúde cardiovascular, cerebral, e até mesmo o recobrimento da retina ocular, o que beneficia a visão.

Melhorar a saúde por meio da alimentação não é uma tarefa difícil. Como foi possível perceber, a maior parte dos alimentos para a imunidade que citamos aqui é fácil de encontrar. O segredo para fortalecer o organismo está na organização da dieta alimentar. Por isso, é fundamental manter a variedade no cardápio e priorizar a riqueza em nutrientes e vitaminas.

Quer saber mais sobre como organizar uma dieta saudável? Então, confira nosso artigo sobre a dieta mediterrânea!

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