Descubra as principais atividades físicas para a terceira idade

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A terceira idade é uma nova etapa em nossas vidas, pela qual todo passaremos se tivermos sorte. Para aproveitar bem essa caminhada, no entanto, é preciso um cuidado ainda maior com a saúde. Se você está na terceira idade e quer cuidar melhor da sua, as atividades físicas adequadas podem ajudar.

É preciso se lembrar, entretanto, que nem todas as atividades físicas estão indicadas para essa faixa etária: na terceira idade é primordial ter cuidado com a intensidade dos exercícios e realizá-los conforme for tolerando. Caso você tenha alguma doença, consulte o médico para avaliar as possibilidades disponíveis.

No entanto, há várias atividades que são ótimas opções para quase todos os idosos. A seguir, listaremos algumas dicas das melhores atividades físicas na terceira idade. Continue lendo para saber mais!

Atividades aquáticas

Desde a natação até a hidroginástica, o ambiente aquático está repleto de possibilidades. Investir nessa modalidade de atividade física é ainda mais interessante na terceira idade: a água auxilia no amortecimento do impacto do exercício, tornando-se mais acessível para quem tem problemas articulares, por exemplo.

Por serem muito versáteis, as atividades aquáticas suprem quase todas as necessidades de exercícios, desde os mais leves até os mais intensos. Além disso, elas podem ser realizadas em diversos ambientes, como clubes, academias aquáticas ou, em alguns casos, até em casa.

Dança

Se você já tem aptidão para a dança, esse pode ser o momento de torná-la um hábito; se não, nunca é tarde para experimentar. Além de um passatempo e uma diversão, a dança também pode ser considerada um exercício físico e, como tal, trazer diversos benefícios à saúde.

Um dos benefícios da dança é que, enquanto se exercita, você também se diverte. Além disso, é possível conhecer novos ritmos e se aprofundar naquele do qual você gosta mais.

Pilates

O pilates é um método de praticar exercícios que visa unir o corpo e a mente, dando mais controle e autonomia para seus praticantes. Além de melhorar sua saúde e diminuir o risco de doenças, ele também otimiza a saúde mental e reduz o estresse.

Um dos principais benefícios do pilates é a suavidade: mesmo quem não tolera exercícios pesados pode fazer e acompanhar o ritmo dos exercícios. Se você deseja investir nessa área, é importante encontrar um centro de confiança que seja certificado para a prática da atividade.

Corrida

A corrida é considerada uma atividade aeróbica, ou seja, realizada por um maior período de tempo, em menor intensidade. Por esse motivo ela é uma das que mais consome calorias. A corrida é, portanto, especialmente indicada para quem quer perder peso e ficar em forma.

No entanto, a corrida demanda uma avaliação de saúde ainda mais rigorosa. Pacientes com doenças cardiovasculares, por exemplo, devem ter cautela nessa modalidade, tendo em vista que ela pode exigir demais do coração. Esteja em dia com suas consultas e seus exames, e boa corrida!

As atividades físicas na terceira idade apresentam diversos benefícios, como redução do estresse e controle de doenças crônicas. Escolher a que mais se encaixa no seu perfil é a melhor maneira de manter os exercícios em dia.

O acompanhamento médico e os exames de rotina são essenciais para uma atividade segura e saudável. Saiba mais sobre os exames de rotina do check-up de saúde!

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