Confira 4 maiores benefícios da atividade física para a sua saúde

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Sabemos como é importante cuidar cada vez melhor da saúde e se preocupar com ela para a manutenção da qualidade de vida. É possível atingir esse objetivo e obter o máximo dos benefícios da atividade física, por meio da adoção de certas práticas no dia a dia.

Neste artigo vamos comentar sobre os principais benefícios que a atividade física proporciona e a melhor maneira para começar a praticá-la, tornando-a um hábito saudável. Continue a leitura para saber mais!

Os maiores benefícios da atividade física

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a atividade física não se refere apenas à prática de um esporte. Diferente do exercício físico, ela é caracterizada por qualquer movimento corporal, como andar, subir escadas, sentar, levantar ou carregar objetos.

Nesse sentido, atividades cotidianas como caminhar até o local de trabalho, limpar a casa, dançar ou passear com o cachorro também são maneiras válidas e eficazes para evitar o sedentarismo. Veja, a seguir, 4 principais benefícios que esses movimentos proporcionam à saúde.

1. Melhora da circulação sanguínea

As atividades físicas impulsionam o funcionamento dos músculos e aumentam a circulação do sangue, promovendo uma distribuição correta de nutrientes pelo corpo. Isso ocorre porque os maiores troncos venosos localizam-se juntos aos grupamentos musculares.

A panturrilha – batata da perna – funciona como uma “bomba muscular”, ajudando no retorno venoso dos pés para o coração. Nesse sentido, as caminhadas são um exemplo de atividade que contribui para o bombeamento do sangue e ativação da circulação.

2. Alívio do estresse e ansiedade

As pessoas ansiosas e estressadas apresentam maior tendência ao sedentarismo, principalmente devido à má circulação sanguínea que inibe o perfeito funcionamento do organismo.

A prática regular de atividades físicas é uma das maneiras mais eficazes para auxiliar no alívio da ansiedade, já que os movimentos corporais ajudam a produzir efeitos antidepressivos e ansiolíticos, aliviando o estresse e a ansiedade.

3. Redução dos riscos de doenças crônicas

As atividades físicas ajudam a prevenir doenças crônicas como as cardíacas e vasculares, assim como o diabetes, pois, melhoram circulação sanguínea, fortalecem os músculos, aumentam os níveis de colesterol bom (HDL) e reduzem os níveis do colesterol ruim (LDL).

4. Bem-estar físico e mental

As atividades físicas contribuem ainda para a produção dos hormônios e neurotransmissores envolvidos no bem-estar (serotonina e dopamina) que proporcionam disposição e alegria de viver. Quando esses hormônios se encontram em desequilíbrio, podem surgir transtornos mentais.

De acordo com estudos, bastam 15 minutos de caminhada por dia para reduzir os riscos de depressão. Além disso, os exercícios físicos ajudam de maneira eficaz no tratamento dos estados depressivos, leves e moderados, agindo diretamente na melhora da saúde mental.

A melhor maneira de começar a praticar atividades físicas

Uma das melhores formas para iniciar as atividades físicas e, principalmente, fazer delas um hábito saudável, é focar no combate ao sedentarismo. Isso pode ser feito evitando passar horas no sofá vendo televisão ou acessando o celular.

O tempo que levamos para mudar uma atividade em hábito pode variar bastante, dependendo das características individuais. Alguns estudos indicam a necessidade de 19 a 21 dias, outros sugerem um tempo maior, principalmente quando se trata de exercícios físicos.

O fato é que devemos praticar algo novo por vários dias até que isso se torne parte da nossa rotina, de maneira natural e prazerosa. Além disso, é preciso que se adote algumas atitudes, como:

  • escolha uma ou mais atividades físicas — pense em qual se encaixa melhor ao seu dia a dia;
  • aumente a frequência gradativamente — inicie alguma atividade fazendo-a 2 vezes por semana e a partir da segunda semana aumente para 3 ou mais vezes;
  • exercite a perseverança — insista nas atividades até que elas se tornem um hábito;
  • perpetue a prática — o período de consolidação do hábito proporciona uma grande melhora na disposição e resistência, impulsando o desejo por mais movimentos corporais e facilitando a continuidade das atividades.

Como vimos, os benefícios das atividades físicas são diversos e podem ser obtidos de maneira bem fácil. O primeiro passo é entender a importância de adquirir hábitos saudáveis. O segundo, é persistir nas escolhas até que elas se tornem parte integrante da rotina.

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