Check-up da saúde: quais são os exames de rotina e quando fazê-los?

4 minutos para ler

A medicina preventiva vem ganhando cada vez mais destaque dentro e fora do Brasil. Ela é caracterizada pelo incentivo a hábitos de vida mais saudáveis e pela detecção precoce de doenças — o que facilita o seu tratamento e evita intervenções médicas mais invasivas. Nesse contexto, os exames de rotina são fundamentais.

A seguir apresentamos a importância do check-up médico e quais exames você deve fazer com frequência. É importante mencionar que populações específicas podem demandar exames adicionais; por isso, esteja sempre em acompanhamento por um médico e sempre o questione sobre quais exames deve fazer. Continue lendo para saber mais!

O que são exames de rastreamento?

Se você já procurou sobre os exames de rotina, provavelmente se deparou com o termo “rastreamento”. Derivado do inglês screening, ele indica a realização de exames em pessoas saudáveis, sem sintomas daquilo que se está procurando. O rastreamento é relevante, pois ele permite que você detecte doenças em estágio muito inicial, quando elas ainda são praticamente imperceptíveis.

Como existem incontáveis doenças, o rastreamento é sempre direcionado para populações em maior risco de seu desenvolvimento. O Ministério da Saúde tem uma caderneta específica para lidar com as indicações de cada rastreamento, que pode envolver câncer, doenças metabólicas ou cardiovasculares.

Quais são os principais exames de rotina?

Os exames de rotina são exatamente esses indicados pelo rastreamento. Portanto, mesmo que você não possua qualquer sintoma, é importante atentar a eles e realizá-los com frequência. Isso permitirá que você detecte qualquer anormalidade antes que ela se complique, fazendo com que o tratamento seja mais fácil e menos custoso. Confira, a seguir, alguns dos principais exames.

Perfil lipídico (lipidograma)

O perfil lipídico (lipidograma) é composto pelo colesterol total, suas frações e por triglicérides. O aumento dessas substâncias no sangue pode predispor a doenças como a doença arterial coronariana, aumentando o risco de infarto cardíaco. Homens devem iniciar a realização desse exame aos 35 anos e mulheres aos 45; em caso de fator de risco para a doença arterial coronariana, no entanto, o rastreamento deve ser iniciado mais cedo.

Prevenção ginecológica

As mulheres, em especial, devem realizar exames específicos da área ginecológica. Eles incluem a mamografia e o Papanicolaou que rastreiam, respectivamente, o câncer de mama e do colo do útero. Além disso, após a menopausa, alguns outros exames são necessários, como a vitamina D e o cálcio.

Prevenção do câncer colorretal

O câncer colorretal pode ser uma doença silenciosa. Por isso, a partir dos 50 anos é recomendada a realização do exame de sangue oculto nas fezes: ele avalia a presença de sangue microscópico, que não conseguimos ver, nas fezes — o que pode indicar o câncer colorretal ou mesmo um pólipo com o potencial de se tornar um câncer. Em alguns casos, a colonoscopia também pode ser recomendada.

Glicemia (glicose)

A glicemia é a medição da glicose no sangue. É um exame relativamente simples de ser realizado, geralmente solicitado em jejum de 8 horas, e sua principal indicação é para o rastreio do diabetes. Essa doença pode cursar com várias complicações, como o pé diabético e um risco cardiovascular aumentado; no entanto, se descoberta precocemente, ela pode ser tratada e controlada com mais facilidade. Uma alternativa, que não depende de jejum, é a hemoglobina glicada, que mostra até mesmo a propensão para o diabetes.

Onde realizar seu check-up?

Embora um acompanhamento médico seja primordial, outro fator importante é a escolha do laboratório. Realizar seu check-up em um laboratório de qualidade diminui os riscos de algum resultado alterado, melhorando a qualidade do seu rastreamento.

Em Vitória, no Espírito Santo, uma opção de referência é o PAT. Estamos na Rua Constante Sodré, número 349, e somos especializados em exames de sangue, urina, fezes, secreções e materiais similares. Se você quer realizar seus exames de rotina da melhor maneira possível, não perca tempo: entre já em contato conosco e agende sua visita!

Posts relacionados

Deixe um comentário