Não sabe como aliviar a ansiedade? Conheça 5 formas!

3 minutos para ler

A palavra ansiedade tem origem no latim, estando relacionada à angústia, inquietação, pertubação, e faz parte da rotina de muitas pessoas que estão sempre atarefadas, correndo contra o tempo e procurando fazer várias atividades simultaneamente.

A ansiedade é uma emoção e pode ser sentida de maneira diferenciada pelos indivíduos, tendo sintomas mais comuns, como dores musculares, fadiga, dificuldade de respiração, irritação, náusea, taquicardia, e até dor no peito, em alguns casos mais graves.

Considerando que alguns sintomas mais leves estão presentes no dia a dia de muita gente, preparamos este post para mostrar 5 dicas práticas de como aliviar a ansiedade e viver com mais qualidade de vida e tranquilidade. A curiosidade surgiu? Acompanhe!

1 . Pratique atividades físicas

Durante a prática de atividade física o corpo libera hormônios, como a endorfina, que ajudam a manter uma sensação de relaxamento e bem-estar, contribuindo para a diminuição dos níveis de ansiedade no corpo e na mente.

A respiração durante o exercício físico também ajuda a acalmar e a ter foco no momento presente, proporcionando mais concentração e consciência corporal. Atividades como caminhada, alongamento ou meditação podem ser algumas opções.

2 . Tenha uma alimentação saudável

Uma alimentação saudável é indispensável para manter a energia e disposição necessárias para evitar que o corpo desenvolva sintomas de ansiedade.

Sendo assim, é importante ter uma regularidade nas refeições, dar preferência aos alimentos naturais, inclusive considerando o aporte alimentar de vitaminas, e beber ao menos dois litros de água por dia.

3 . Dedique tempo ao autoconhecimento

Outra maneira de aliviar a ansiedade é dedicar um tempo para o autoconhecimento e estar em contato com o seu “eu interior”, reconhecendo suas qualidades e oportunidades de melhoria. Quanto mais você se conhece, maiores são as possibilidades de alcançar satisfação pessoal e preparar-se para lidar com suas imperfeições.

Nesse período, você pode ainda fazer atividades que sejam prazerosas, como assistir a um bom filme, reler um livro, ou simplesmente esvaziar a mente.

4 . Reinvente-se

Reinventar-se é uma possibilidade de começar um projeto novo e diferente, que possa abrir novos horizontes e amenizar a ansiedade.

Tente se aventurar em algo de que você sempre teve vontade mas nunca começou, como escrever um livro, aprender um instrumento musical ou desenvolver alguma habilidade.

5 . Faça trabalhos artesanais

Trabalhos artesanais são boas escolhas para começar a desestressar, relaxar a mente, treinar a paciência, e podem funcionar como uma terapia. Comece uma vez por semana a fazer algum tipo de trabalho, como pintura, tricô, fuxico, ponto cruz, e em breve você verá como podem ser úteis para diminuir a ansiedade.

Os trabalhos artesanais podem envolver as crianças em atividades lúdicas e divertidas para toda a família e trazer a calma e tranquilidade para os pequenos.

Como vimos, o alívio da ansiedade pode ser feito de várias maneiras, desde o autocuidado, como uma alimentação saudável aliada a exercícios físicos, passando pelo autoconhecimento e envolvendo a família em atividades manuais e lúdicas.

Agora que você já sabe como aliviar a ansiedade, que tal compartilhar o post nas redes sociais e passar as dicas para seus amigos?

Posts relacionados

Um comentário em “Não sabe como aliviar a ansiedade? Conheça 5 formas!

Deixe um comentário