Quais são os testes laboratoriais para o novo coronavírus, e quando fazer?

4 minutos para ler

Quando o assunto é diagnóstico, a Covid-19 ainda gera muitas dúvidas. Pela semelhança nos sintomas, muitas pessoas se questionam se é só uma gripe ou se devem se preocupar com o risco de terem sido contaminadas pelo novo coronavírus.

A única coisa que permite um diagnóstico preciso é o teste. Mas qual deles deve ser feito, e em qual momento? Continue lendo este post para entender como cada exame funciona e quando eles são indicados.

Sintomas

A recomendação do Ministério da Saúde é de que apenas os casos graves sejam testados. Para a Organização Mundial da Saúde, o ideal seria que todos os casos suspeitos passassem por testes. Mas o país não se mostra em condições de agir conforme esse desejo.

Segundo o ministério, os sintomas mais recorrentes da doença são: tosse, febre alta, coriza, dor na garganta e dificuldade para respirar.

Em alguns casos, a Covid-19 realmente se manifesta de forma branda ou até mesmo pode ser assintomática e passar despercebida, mas em outros ela pode se agravar.

Tipos de Testes

Há diferentes tipos de testes laboratoriais relacionados diretamente ao novo coronavírus. Os exames são capazes de identificar a presença do vírus nas secreções das vias respiratórias, e se o paciente esteve em contato com ele pelo encontro de indicadores no sangue.

Vamos falar um pouco mais sobre eles e entender para quais situações cada um é indicado.

Anticorpos

São testes realizados em amostras de sangue, que buscam constatar se o paciente esteve em contato com SARS-CoV-2 (novo coronavírus) em algum momento.

Há diferentes tipos de testes para isso: os que detectam as moléculas IgM e IgG (separadamente ou em conjunto) e os que identificam apenas as moléculas IgG.

A molécula IgM (Imunoglobulina M) é produzida no organismo diante do primeiro contato com uma infecção, quando o sistema imunológico em poucos dias reage para combater o pelo agressor. Já a IgG (Imunoglobulina G), ela em geral é fabricada mais lentamente, e muitas vezes funciona como uma proteção, impedindo uma nova infecção por um determinado microrganismo. Por isso é recomendado que o exame seja realizado alguns dias após o início dos sintomas, pois com o passar do tempo os anticorpos se tornam detectáveis.

No caso do novo coronavírus, esses exames têm o principal objetivo de identificar se houve infecção, com expectativa de imunização; mas como a doença é nova, ainda não se pode garantir que surja imunidade, e se ela será estável. No PAT Patologia Clínica esses exames ficam prontos em até 24 horas e os resultados podem ser consultados on-line. A intensidade da reação do organismo, indicada pelo nível sanguíneo dos anticorpos – o que é apresentado separadamente para IgG e IgM –, é útil para a avaliação do resultado pelo médico.

E qual é o momento certo de se pesquisar IgG e IgM para o novo coronavírus? Não antes de uma semana, pois em poucos dias esses anticorpos podem não ser detectados; o melhor é aguardar 10 a 15 dias a contar do início dos sintomas (caso tenham ocorrido), pois assim a sensibilidade da prova se eleva reduzindo a chance de ocorrerem resultados falsamente negativos. Afinal, a pressa é inimiga da perfeição…

Teste Rápido

Esse tipo de exame é uma variação caracterizada pela simplicidade técnica; utiliza uma pequena amostra de sangue coletada e também tem como objetivo detectar os anticorpos. Ele não não indica a quantidade de cada um dos anticorpos detectados, mas apresenta resultados mais rápidos, como o próprio nome diz. Se a pessoa houver passado por sintomas de Covid-19 – tosse, febre, coriza, etc. – deve-se aguardar o período de tempo recomendado para se proceder ao teste.

Na prática, a amostra é aplicada em um dispositivo e logo indica se a pesquisa de anticorpos é positiva ou negativa.

RT-PCR

É realizado a partir de coletas de secreção do nariz ou da boca para identificar o RNA do vírus nas amostras. Caso haja material genético do SARS-CoV-2, o resultado é considerado positivo.

Quer saber mais sobre os exames de sangue para o novo coronavírus ou fazer um agendamento? Entre em contato conosco agora mesmo!

Posts relacionados

2 thoughts on “Quais são os testes laboratoriais para o novo coronavírus, e quando fazer?

Deixe um comentário