Confira 4  cuidados com a hipertensão que você precisa ter

4 minutos para ler

A hipertensão arterial, também conhecida como pressão alta, atinge 3 entre cada 10 brasileiros (mas em faixas etárias mais elevadas a proporção também se eleva, chegando a 60% no grupo de sexagenários). Apesar disso, somente uma pequena parcela das pessoas toma os devidos cuidados com a hipertensão. Por isso, ela é responsável por grande parte das mortes no país.

Para evitar problemas de pressão, é importante adotar hábitos saudáveis, muitas vezes simples, e que podem ser incorporados facilmente na rotina. Também é importante cessar o tabagismo. Além disso, também é essencial buscar acompanhamento profissional.

Pensando nisso, preparamos o texto a seguir com 4 dicas simples para ajudar você a cuidar da hipertensão. Ficou interessado no assunto? Continue a leitura!

1. Cuide de sua alimentação

São diversos os fatores que podem causar pressão alta, e dentre eles está o modo como nos alimentamos. Isso acontece porque a maneira como nosso corpo funciona está diretamente relacionada com o que ingerimos. Por isso, quanto mais saudável for nossa alimentação, melhor será o funcionamento de nosso corpo.

Para cuidar da pressão alta, opte por comidas com baixos teores de sódio e gordura. É sempre bom evitar embutidos e alimentos industrializados. Verduras, legumes, frutas, peixes e carnes magras são uma boa pedida. Além disso, lembre-se sempre de olhar os rótulos para evitar alimentos com muito sódio. E, claro, não se exceda no álcool.

2. Pratique exercícios

Além de ter uma alimentação saudável, é muito importante manter uma rotina de exercícios físicos, evitando o sedentarismo. Essa prática é essencial para todos os que buscam uma vida mais saudável, principalmente para quem precisa tomar cuidados com a hipertensão.

Quando fazemos exercícios, principalmente aeróbicos, ocorre a dilatação e o relaxamento dos vasos sanguíneos, normalmente mais estreitos e contraídos nos hipertensos. A atividade física, feita cotidianamente e da maneira adequada, ajuda na liberação de óxido nítrico, um vasodilatador que faz com que a pressão nos vasos sanguíneos se reduza.

3. Hidrate-se

Essa é uma dica simples e muito importante. Manter o corpo hidratado é fundamental para garantir um bom funcionamento do coração e evitar problemas cardiovasculares. Vários estudos sugerem resultados positivos de um bom estado de hidratação.

No caso de hipertensos, o cuidado em manter o corpo hidratado deve ser redobrado. Isso porque os diuréticos, geralmente utilizados para o tratamento de hipertensão, aumentam a eliminação de água pela urina. Com a desidratação aumenta o risco de coágulos no sangue, e assim é importante sempre se manter hidratado, principalmente com água mineral ou de coco.

4. Procure acompanhamento médico

Essa última dica é tão importante quanto as demais. Procurar acompanhamento médico é fundamental para garantir o bem-estar e a saúde do corpo, principalmente no caso de pessoas hipertensas, pois é necessário o monitoramento frequente da pressão arterial.

O acompanhamento de um profissional adequado possibilita ao hipertenso saber se a pressão arterial está controlada e, caso não esteja, se é necessário mudar alguma medicação, o tipo de exercício físico, ou mesmo a alimentação. Por isso, escolher um profissional adequado é fundamental para cuidar de sua saúde.

Embora a hipertensão não tenha cura, a mudança de pequenos hábitos cotidianos possibilita controlá-la. Por meio dos cuidados com a hipertensão que expusemos aqui é possível que você desenvolva uma rotina adequada à sua condição de saúde, garanta bem-estar e uma vida saudável.

Por fim, um conselho: se você tem em casa o aparelho de medir a pressão, leve-o quando for à consulta médica, para verificar se está fazendo corretamente a medida. Afinal, todo aparelho precisa ser avaliado periodicamente, pois pode não manter a calibração por muito tempo.

Se você gostou das dicas e quer conhecer mais sobre como cuidar de sua saúde e garantir seu bem-estar, siga nossas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter.

Posts relacionados

Um comentário em “Confira 4  cuidados com a hipertensão que você precisa ter

Deixe um comentário