DOENÇA RENAL CRÔNICA (insuficiência renal crônica)

2 minutos para ler

Tem sido divulgado, pelas sociedades científicas, que uma em cada dez pessoas no mundo tem doença renal. E dentre as doenças renais, a Doença Renal Crônica (DRC), também conhecida como insuficiência renal crônica, ocupa posição de destaque.

Diversas entidades médicas têm se mobilizado para a prevenção da Doença Renal Crônica, através de ações para conscientizar as várias camadas da sociedade sobre a importância do tema, principalmente pela sugestão de medidas que se relacionam aos hábitos e estilo de vida e intervenções sobre condições predisponentes, como o diabete mellitus.

Concretamente, há que se promover hábitos alimentares saudáveis (aí se incluindo a redução do sal e o estímulo à ingestão de água), a prática regular de exercícios físicos, o controle de peso, a abolição do tabagismo, a consulta regular ao médico para controle da pressão arterial e a dosagem da creatinina. E, claro, o combate à automedicação, em especial no que se refere ao uso de anti-inflamatórios e outros fármacos nefrotóxicos.

A Sociedade Brasileira de Nefrologia, a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica / Medicina Laboratorial e outras entidades têm participado ativamente da divulgação de informações visando a prevenção da Doença Renal Crônica. Para a triagem laboratorial dessa doença, ocupa destaque a determinação do nível de creatinina no sangue, útil para a estimativa do ritmo de filtração glomerular (ou seja, da capacidade dos rins em “limparem” o sangue ao removerem essa substância) e para outras formas de avaliação do funcionamento desses órgãos. A quantificação da creatinina no sangue é um teste simples, barato e rápido, e muito útil.

Um e-book destinado a servir de material educativo foi produzido pelo Laboratório PAT (o arquivo PDF pode ser baixado clicando aqui).

Posts relacionados

Um comentário em “DOENÇA RENAL CRÔNICA (insuficiência renal crônica)

Deixe um comentário