O exame sorológico é feito a partir da coleta de amostra de sangue e é indicado para a pesquisa e identificação de diversas doenças infecciosas.
Assim, trata-se de um exame específico, bastante utilizado tanto no âmbito da saúde individual quanto na saúde coletiva. Além de auxiliar no diagnóstico e tratamento de pacientes, tem grande importância na prevenção e controle epidemiológico de doenças como a dengue e a AIDS.
Neste post, você vai descobrir o que é sorologia e quando esse tipo de exame é indicado, além de aprender quais doenças ele pode identificar e qual a sua importância em relação à saúde, prevenção e tratamento. Confira!
O que é sorologia e para que serve o exame sorológico?
Sorologia significa “estudo do soro sanguíneo”, ou seja, a parte líquida do sangue, separada após a coagulação. Na prática, o exame sorológico refere-se à pesquisa de anticorpos — um grupo de proteínas, chamadas imunoglobulinas (Ig), que têm a função de defender o organismo, combatendo agentes estranhos (antígeno) como, por exemplo, os patógenos.
Em geral, o exame sorológico tem a finalidade de identificar a presença de dois tipos de anticorpos:
- IgM — é produzido quando ocorre o primeiro contato com o antígeno, tratando-se da primeira defesa, e sua ação é de curta duração;
- IgG — é o anticorpo mais comum no sangue, muitas vezes protegendo o corpo de futuras infecções.
Quando é indicado e quais doenças podem ser identificadas?
Os exames sorológicos são indicados quando há suspeita ou necessidade de investigar ao contato prévio ou a presença de agentes infecciosos no sangue. Além disso, pode ser usado para diagnosticar doenças autoimunes e deficiências imunológicas.
O “exame sorológico” se tornou conhecido por detectar a AIDS, sendo realizado com frequência em função da preocupação que essa doença desperta. No entanto, ele também detecta outros agentes infecciosos, causadores de doenças sexualmente transmissíveis ou não, tais como:
- sífilis;
- hepatites;
- toxoplasmose;
- rubéola;
- dengue;
- herpes simples;
- covid-19
- e outras.
Qual a importância do exame sorológico?
Como vimos, esse exame é capaz de diagnosticar uma grande variedade de doenças, sendo de grande utilidade para avaliar a resposta imunológica de um paciente a determinado agente infeccioso. Além disso, exames sorológicos têm importância epidemiológica.
De acordo com os resultados da sorologia é possível saber se a infecção é aguda (IgM positivo), recente (IgM e IgG positivos) ou se já houve contato prévio (IgG positivo), o que muitas vezes significa imunização, seja pela infecção anterior ou por vacinação. É o caso da rubéola, toxoplasmose e outras doenças que oferecem riscos ao feto durante a gestação, e assim os exames sorológicos fazem parte do pré-natal.
Além de ser um fator de prevenção, evitando o contágio de pessoas próximas, a realização do exame é fundamental para o diagnóstico e tratamento corretos, já que muitas doenças apresentam sintomas comuns, como a dengue. O exame sorológico, neste caso, identifica anticorpos IgM em 93% dos pacientes, entre 6 e 10 dias da infecção, e em 99%, entre 10 e 20 dias.
Dessa forma, o exame sorológico se destaca como um excelente método na detecção de doenças infecciosas, simples, rápido e fidedigno. Porém, vale lembrar a importância de buscar um laboratório de análises clínicas de qualidade e confiança, como o PAT.
Para realizar os seus exames com rapidez e segurança, entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos serviços.
Isso deveria, na minha opinião, ser muito mais completo, conter informações mais detalhadas, completas e complexas e serem destinadas à classe médica.
Por exemplo: imunofluorescência direta e indireta, exames moleculares e outros.
Como são realizados, suas interpretações e aplicação na clínica.
O Laboratório PAT agradece as sugestões, Dr. Vauban, e assim vai contemplá-las em futuros artigos.