Exames do pré-natal: conheça 5 essenciais, e quando fazer!

4 minutos para ler

A gestação é um período no qual diversas pessoas estão envolvidas em proporcionar cuidados adequados para o binômio mãe-feto. A assistência em saúde deve estar apta para garantir saúde física e emocional durante a gravidez.

Nessa perspectiva, uma das maneiras de garantir assistência adequada é por meio da solicitação de exames laboratoriais. Os resultados são decisivos para diagnósticos e, principalmente, para a determinação de condutas.

Sendo assim, um dos objetivos das consultas antes do parto é, justamente, fazer o manejo adequado dos exames do pré-natal. Você sabe quais são eles? Confira!

Entenda o que é o pré-natal

O pré-natal é um momento determinante para o desenvolvimento fetal. Como o nome sugere, “pré-natal” representa o momento antes do nascimento, composto por todos os meses de gestação.

É um momento em que o estado emocional, tanto da gestante quanto das demais pessoas envolvidas, está repleto de expectativas e temores, sendo dever da assistência em saúde assegurar cuidados adequados para todos.

Saiba quais são os exames do pré-natal

Analisando por um âmbito biológico, a solicitação de exames durante o pré-natal é determinante para realizar diagnósticos em tempo hábil e, principalmente, auxiliar na tomada de decisões e estabelecimento de condutas que reduzem os índices de morbimortalidade da mãe e do feto.

1. Grupo sanguíneo e fator RH

A tipagem sanguínea e o teste de fator RH devem ser feitos no primeiro trimestre de gestação. Tais exames visam identificar, principalmente, a necessidade de condutas específicas durante o parto caso o grupo RH da mãe e do feto sejam divergentes.

2. Hemograma

O hemograma é um exame que retrata o perfil das células vermelhas, células brancas e plaquetas, que são elementos sanguíneos. Deve ser realizado em cada trimestre da gestação e permite identificar anemia, certos riscos de hemorragias, infecções, entre outros.

3. Glicemia em jejum e triagem de diabetes gestacional

Logo na primeira consulta de pré-natal deve ser solicitada a glicemia (verificação do açúcar no sangue) em jejum. Caso a gestante seja sabidamente diabética, o médico deve manter o monitoramento do nível glicêmico durante toda a gestação, diante do impacto que pode causar na formação do feto.

Porém, caso não seja diabética, é necessário fazer a triagem de diabetes gestacional, um quadro de diabetes que se desenvolve apenas na gravidez. Para isso, solicita-se o teste oral de tolerância à glicose no segundo trimestre, entre a 24ª e 28ª semana de gestação.

4. Exames de urina

Os exames de urina devem ser realizados no primeiro e no terceiro trimestre de gestação (ou em outros momentos, conforme indicação médica). Eles consistem, basicamente, no exame de urina rotina e urocultura, que visa identificar possíveis infecções. 

Vale ressaltar que no terceiro trimestre é feita uma pesquisa de um tipo especial de bactéria, do grupo dos estreptococos, por meio de cultura seletiva. 

5. Sorologia para doenças infecciosas

Os exames sorológicos para doenças infecciosas visam identificar doenças que podem causar importante impacto no desenvolvimento do feto e até mesmo má-formações. São elas:

  • sífilis;
  • HIV;
  • hepatite B;
  • hepatite C;
  • toxoplasmose;
  • citomegalovírus;
  • rubéola.

O rastreamento para todas as doenças mencionadas é realizado no primeiro trimestre. No segundo, repete-se a sorologia para toxoplasmose e sífilis, bem como no terceiro trimestre, quando, além de ambas, se faz a pesquisa de hepatite B e HIV.

Nossa lista incluiu, principalmente, os exames laboratoriais, mas não se esqueça da importância da ultrassonografia em cada trimestre da gestação. Buscamos mencionar os exames de pré-natal mais solicitados, que são determinantes para a saúde materno-fetal. Sendo assim, não deixe de realizar o acompanhamento especializado e procurar por um laboratório de confiança!

Quer precisão e segurança nos resultados de seus exames? Veja onde estão nossas unidades e venha conhecer mais sobre o PAT Análises Clínicas!

Posts relacionados

3 thoughts on “Exames do pré-natal: conheça 5 essenciais, e quando fazer!

  1. Texto claro, objetivo e muito didático, serve tanto para os profissionais de saúde como para seus pacientes. Importante esta iniciativa do setor privado contribuindo para a educação em saúde.

  2. Texto claro, explicativo e muito didático, serve tanto para os profissionais de saúde como para seus pacientes. Importante esta participação da iniciativa privada no processo de educação em saúde.

Deixe um comentário