Saiba aqui por que é importante passar por exames antes de praticar academia

5 minutos para ler

Todo ano é a mesma coisa: vem chegando o verão e as pessoas começam a se preocupar mais com o corpo e com a saúde. Mas você sabia que antes de começar a e se exercitar é preciso passar por uma avaliação, para praticar na academia?

Praticar atividades físicas é essencial para a saúde e também para o bem-estar mental, diminuindo a ansiedade, melhorando as taxas sanguíneas e favorecendo o controle do peso.

No entanto, antes de se matricular em uma academia e escolher uma modalidade é necessário responder à pergunta: estou apto a praticar essa atividade? Nesse sentido, uma avaliação médica, que inclui alguns exames laboratoriais, é fundamental.

Por isso, trouxemos neste post informações sobre os principais exames pelos quais você deve passar antes de começar a praticar exercícios físicos. Confira!

Qual a importância de realizar exames para a academia?

É importante fazer exames antes de começar uma rotina de exercícios especialmente se você tem mais de 40 anos e está buscando uma mudança significativa de estilo de vida. Algumas atividades requerem mais cuidados, já que o peso, doenças cardiovasculares, pulmonares e problemas osteomusculares podem ser fatores limitantes.

No caso de exercícios que elevam a frequência cardíaca muito rapidamente (como spinning, corrida e jumping, por exemplo), eles não são indicados para quem está fora de forma e não tem um bom condicionamento físico.

A realização de exames laboratoriais não só previne lesões e problemas futuros, identificando alterações que possam limitar a atividade física, como também podem ajudar a determinar qual modalidade, intensidade e frequência da atividade física a ser praticada.

Quais exames devem ser feitos?

Além do exame clínico realizado pelo médico, incluindo anamnese, alguns testes são essenciais para avaliar o quadro de saúde geral de quem pretende praticar atividade física.

Exames de sangue ajudam a detectar diversas doenças silenciosas, além de analisar o funcionamento de rins e fígado, e também identificar carências de vitaminas e minerais.

A seguir, destacamos aqui os principais exames necessários. Conheça!

Hemograma completo

Esse exame mostra, entre outras coisas, a quantidade de glóbulos vermelhos, que são as células do sangue responsáveis pelo transporte de oxigênio. Caso haja alguma alteração nessas células (número, tamanho, quantidade de hemoglobina, ou seja, a proteína transportadora de oxigênio), o fornecimento de energia para os músculos desempenharem o esforço requerido será comprometido.

Glicemia de jejum (e, por vezes, a glicemia após ingestão de carboidratos)

Esse teste é fundamental para saber se o paciente é diabético ou tem predisposição à doença. O exame mede os níveis de glicose (açúcar) presente no sangue, podendo apontar tanto a hipoglicemia quanto a hiperglicemia – ou seja, redução e aumento –, ambos indicativos de distúrbios metabólicos, até mesmo o diabetes ou a propensão a ela. Também a hemoglobina glicada, outro tipo de exame, é útil para a avaliação.

Colesterol

Já a medição do colesterol e suas frações, bem como da taxa de triglicerídeos (outro tipo de gordura) é importante para mensurar o risco de doenças cardiovasculares e de entupimento das artérias, por exemplo. Além disso, esse exame é importante para avaliar os benefícios do exercício a médio prazo, uma vez que a atividade física aumenta o HDL (colesterol bom).

Teste ergométrico

Feito na esteira, trata-se do monitoramento da reação do corpo ao esforço cardiorrespiratório, por meio de eletrodos. Avalia o ritmo e a frequência cardíaca, além da pressão arterial Além de ajudar a identificar um problema chamado isquemia miocárdica, o exame dá um panorama do condicionamento, inclusive variações da pressão arterial e outros indicadores.

Eletrocardiograma

Também por meio de eletrodos colocados no tórax, punhos e tornozelos, um aparelho capta o número e a velocidade dos batimentos cardíacos, identificando alterações no ritmo do coração. Esse teste é capaz de diagnosticar arritmias, e outras anormalidades.

Como encontrar uma clínica para realizar os exames?

Sabendo da importância de uma avaliação clínica completa, incluindo uma avaliação nutricional, é importante procurar um nutricionista além do médico, assim como escolher uma boa clínica para a realização dos exames.

O Laboratório PAT Análises Clínicas, há muitos anos em atividade, conta com rigoroso controle de qualidade e preza por valores como respeito, empatia, ética, confiabilidade e agilidade, entre outros. É uma opção para serem realizados exames de sangue, urina e outros materiais biológicos.

Como vimos, fazer exames para academia é essencial para que uma mudança de vida que busca melhorar a sua saúde não acabe se tornando um prejuízo para ela.

Então, se você está determinado a mudar seus hábitos, não deixe de entrar em contato conosco para realizar seus exames!

Posts relacionados

6 thoughts on “Saiba aqui por que é importante passar por exames antes de praticar academia

  1. Dr Thales, Gosto muito das publicações, todas de fato, muito úteis e de fácil compreensão para leigos.

    Isso é compromisso com a qualidade e respeito ao cliente.

    Tenho muito orgulhos de ser cliente do Laboratório PAT.

    Sucesso

    Luzia Pellacani

Deixe um comentário