Descubra agora quais os principais exames para fazer na gravidez

5 minutos para ler

Após a boa notícia indicada pelo teste de gravidez, inicia-se um período de muita alegria. Mães e pais aguardam ansiosamente a chegada de uma nova vida para a família e essa é uma época repleta de amor e de carinho. Contudo, também é um momento em que a atenção para a saúde da mãe e da criança deve ser redobrada, visto que muitas novidades acontecem no corpo, o que abre espaço para possíveis fragilidades.

Dessa forma, para garantir a saúde tanto da gestante quanto do bebê que é gerado, é necessário ter atenção a uma série de exames que devem ser feitos na gravidez, conforme indicação médica. A partir dessas análises é possível notar se está tudo certo com a gestação e, caso haja algum problema, resolvê-lo o quanto antes. Por isso elaboramos este texto apontando os principais exames feitos durante a gravidez. Boa leitura!

Exames de sangue

É importante que a gestante faça alguns exames de sangue. A seguir, listamos os principais deles:

  • identificação do tipo sanguíneo e do fator Rh: a intenção desse exame é identificar a qual grupo sanguíneo a mãe pertence (O, A, B ou AB), além de verificar se o fator Rh é positivo ou negativo. É importante fazer essa análise, pois, caso a mãe esteja em sua segunda gestação e seja Rh negativo, quando o pai é Rh positivo, há o risco de haver produção de anticorpos contra o sangue da criança, se ela também tiver Rh positivo. Embora isso possa pôr em risco a saúde do feto, se percebido com antecedência é possível evitar complicações com a aplicação de imunoglobulina anti-Rh, após o parto
  • hemograma: o hemograma é um exame feito com regularidade por todas as pessoas. No período de gravidez, porém, esse procedimento é importante para perceber uma possível redução da série vermelha (hemoglobina e hematócrito, principalmente), o que pode significar anemia, além de infecções, quando o exame detecta alterações em glóbulos brancos;
  • glicose: por meio do exame de glicemia – em jejum, ou teste de tolerância à glicose – é possível perceber a existência de diabetes ou de intolerância à glicose. Ambas as situações podem se manifestar durante a gestação. Dessa forma, o exame deve ser feito ainda nas primeiras semanas de gravidez e também nas semanas finais;
  • sorologia: por meio de exames sorológicos, é possível detectar doenças, como sífilis, rubéola, hepatites e HIV. É importante refazer esses exames a cada três meses, mesmo que não sejam detectadas infecções nos primeiros.

Exames de urina

A realização de exames de urina durante a gravidez é importante porque permite perceber possíveis infecções urinárias, que são relativamente comuns entre mulheres. Além disso, esse é um dos exames para fazer na gravidez que possibilitam acompanhar gestantes diabéticas e hipertensas.

Quando essas condições são percebidas com antecedência, o acompanhamento médico é mais eficiente e evita problemas tanto para a mãe quanto para a criança.

Ultrassonografia

Além de indicar o sexo do bebê, fazer a ultrassonografia durante a gravidez é fundamental para acompanhar a posição, a idade gestacional e a data provável do parto. Além disso, por meio do ultrassom, é possível verificar o desenvolvimento dos órgãos da criança e também a possibilidade de que a mãe esteja grávida de gêmeos. Esse é um dos exames mais comuns, e tem grande importância durante a gestação.

Exames ginecológicos

Além dos exames apontados acima, é importante também que a gestante avalie as condições de sua região íntima. Além do preventivo (chamado Papanicolaou), fazer exames ginecológicos durante a gravidez é necessário para perceber possíveis alterações na região uterina, evitando potenciais complicações para a mulher. É válido lembrar que todos devem ser feitos de acordo com a recomendação do médico que acompanha todo o processo de gestação.

A gravidez é, sem dúvidas, um período muito importante tanto para a gestante quanto para toda a família que acompanha esse processo de geração da vida.

Para que a gestação ocorra sem complicações, como foi possível notar ao longo do texto, há alguns exames para fazer na gravidez. A fim de garantir o maior zelo possível, é importante que eles sejam feitos por laboratórios qualificados. Nesse sentido, o PAT Análises Clínicas é uma referência. Com mais de 20 anos de experiência e trabalhando com rigor médico e apoio aos diagnósticos, o PAT busca sempre a excelência no atendimento às expectativas de seus clientes.

Quer saber mais sobre os nossos exames para fazer durante a gravidez? Então, entre em contato conosco. Será um prazer atender às suas necessidades e garantir a sua saúde e a de quem você mais ama!

Posts relacionados

Deixe um comentário