Quais os sintomas e como evitar a falta de vitaminas?

5 minutos para ler

Nosso corpo é um sistema em que todas as suas funções são interligadas, funcionando com auxílio dos nutrientes. E quando há falta de vitaminas, nosso organismo emite sinais indicando que algo não vai bem.

A deficiência de vitaminas (hipovitaminose, ou avitaminose, conforme a intensidade), é a carência desses nutrientes que são fundamentais para que todas as engrenagens do corpo estejam em bom funcionamento. Isso pode acontecer por conta de uma alimentação que não é balanceada, ou pela má absorção pelo organismo dessas substâncias necessárias ao seu funcionamento.

Neste artigo vamos esclarecer sobre os principais sintomas da falta de vitaminas, e como evitar esse problema para ter melhor qualidade de vida. Interessou-se pelo assunto? Confira!

Afinal, o que são vitaminas?

Para começar a entender os efeitos das vitaminas em nosso corpo, precisamos saber o que elas são. De maneira resumida, tais nutrientes são compostos químicos que nosso organismo precisa obter a partir de certos alimentos, e que são essenciais para o crescimento, manutenção das funções vitais e regeneração de tecidos, além da prevenção de várias doenças.

Uma classificação as divide em lipossolúveis (que são solúveis em lipídios e solventes orgânicos, mas não em água: A, D, E e K) e hidrossolúveis (solúveis na água: B e C). O mais importante, porém, não é essa qualidade, e sim a ação que têm no organismo. E quando alguma delas começa a faltar, alguns sinais podem surgir, sendo que vários deles são muito precoces, mas dependem de alguns exames (de sangue, principalmente) para a detecção.

Havendo deficiência de vitaminas no organismo, as respostas que nosso corpo envia se reflete, na maioria das vezes, em nossa pele, cabelos, unhas, sangue, ossos, podendo haver doenças renais, cardiovasculares, periodontais, visuais, neurológicas, episódios depressivos, e outras manifestações. Por isso é essencial ficar atento aos sinais que nosso corpo emite.

Quais são os principais indícios de falta de vitaminas, e o que fazer?

Muitas vezes os sinais que nosso corpo envia para dizer que algo não está bem são sutis. A princípio, podem parecer comuns, mas são indícios de que nosso organismo precisa desses nutrientes. Separamos alguns sintomas da falta de vitaminas que podem ser um alerta do nosso corpo.

O que podemos observar em nossa pele?

É comum algumas imperfeições em nossa pele. Porém, o aparecimento de pontinhos no braço pode estar relacionado com a ausência de vitaminas A e D, que são fundamentais para a saúde da pele. A descamação e pele ressecada também são fortes sinais de baixa concentração de nutrientes, geralmente relacionadas à queda do cálcio. A sugestão é consumir carne de frango, batata doce e melão, por exemplo.

O que meu cabelo pode dizer sobre a falta de vitaminas?

Geralmente o que podemos observar em nosso cabelo e couro cabeludo é a descamação acentuada e fios fracos e quebradiços. Na maioria das vezes, esses sintomas estão relacionados à deficiência de ácidos graxos, que são responsáveis pela lubrificação do nosso corpo e falta de Ácido Fólico e outras vitaminas do complexo B, que têm ação antioxidante e contribuem para reações químicas essenciais do organismo. Podemos encontrá-los em ovos, couve, cereais integrais, abacate e castanhas. E aqui vai uma dica fácil de guardar, para o Ácido Fólico, vitamina que faz parte desse grupo: seu nome provém de “folha”, pois os vegetais folhosos o contêm em grande quantidade (couve, espinafre e agrião, por exemplo).

O que podemos observar em nossa boca?

Quando sentimos os lábios ressecados, aftas com muita frequência e feridas, isso pode ser sugestivo de baixa concentração de vitaminas do complexo B. O ideal é consumirmos cereais, ovos, carne vermelha e alimentos ricos em vitamina B12. Tais vitaminas auxiliam no processo metabólico do corpo e permitem que outros nutrientes atuem de maneira correta no organismo.

E a visão fraca?

A carência da vitamina A pode levar a distúrbios visuais, especialmente a dificuldade de enxergar à noite (o que se chama nictalopia). A vitamina é encontrada principalmente em vegetais verde-escuros, amarelos e alaranjados (abóbora, cenoura, brócolis, manga, e outros), mas também em produtos animais (fígado, ovos).

Mas não se esqueça de que outras condições podem causar problemas visuais, e por isso é conveniente consultar o oftalmologista quando sentir que algo está incomodando.

Por fim, consultar um médico é a melhor maneira de analisar e diagnosticar a deficiência de vitaminas pois, afinal, o histórico do paciente é essencial. O profissional de saúde poderá solicitar um exame de sangue, por exemplo, para determinar quais vitaminas estão em falta no organismo e orientar a maneira correta de repô-las.

Gostou do nosso artigo sobre falta de vitamina no corpo? Então, não deixe de conferir agora mesmo nosso post sobre exames de rotina.

Posts relacionados