Saiba qual a real importância do sono para a nossa saúde

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A real importância do sono é um aspecto bastante comentado quando o assunto é saúde física e mental. Isso porque uma boa noite de repouso exerce influência direta sobre a saúde física e mental, fundamentais para termos disposição no dia a dia.

Um sono de qualidade e por tempo adequado proporciona vários benefícios à saúde. Ele fortalece o sistema imunológico, libera a produção de hormônios importantes e consolida a memória. Dessa forma, quando dormimos o suficiente e de maneira relaxada, nos sentimos melhores e mais produtivos.

Neste artigo, vamos comentar sobre as características do sono reparador, os benefícios que ele proporciona, bem como sobre as atitudes que podemos adotar para garantir um repouso de boa qualidade. Continue a leitura para saber mais!

O sono reparador

Segundo especialistas, a quantidade de horas necessárias para um bom descanso do corpo e recuperação das energias é de 7 a 8 horas para adultos. Os adolescentes precisam dormir de 8 a 10 horas, crianças de 9 a 13 horas e, os bebês, de 12 a 16 horas por dia, de maneira ininterrupta.

Mas não basta dormir as quantidades de horas necessárias. Para ter um sono de qualidade é preciso relaxar profundamente e passar por todas as cinco fases que o compõem, conforme comentamos a seguir:

  • primeira fase — quando adormecemos e temos a sensação de estarmos em uma zona que nos situa entre meio acordado e meio dormindo;
  • segunda fase — sono leve, com a temperatura do corpo e batimentos cardíacos reduzidos;
  • terceira fase — há uma redução no ritmo das ondas cerebrais e entramos em estado de sono profundo;
  • quarta fase — ocorre durante o período em que estamos nesse sono profundo e é quando o organismo libera os hormônios do crescimento, os tecidos se regeneram e o corpo recupera a energia gasta durante o dia;
  • quinta fase — é nessa fase que os sonhos ocorrem e o cérebro acelera o seu funcionamento, realizando uma espécie de limpeza na memória, porém, preservando os dados importantes que foram recebidos durante o dia.

Os benefícios do sono de qualidade

O sono de qualidade promove inúmeros benefícios à saúde das crianças e dos adultos. O crescimento infantil, por exemplo, depende, fundamentalmente, dos hormônios do crescimento que são liberados durante o sono.

Além disso, ter uma boa noite de sono é essencial para reduzir o risco de doenças e obter os benefícios que as diferentes fases do sono proporcionam, como:

  • melhora da concentração;
  • combate à obesidade;
  • melhora do humor;
  • equilíbrio emocional, metabólico e psíquico, entre outros.

Mas para obter todos esses benefícios, não é suficiente dormir a quantidade de horas necessárias. É preciso adequar as condições físicas e ambientais para que o corpo possa relaxar profundamente e garantir a qualidade de uma noite repousante e reparadora, por meio dos seguintes cuidados:

  • adeque a iluminação, temperatura, travesseiro e colchão;
  • pare as atividades duas horas antes de dormir;
  • não acesse aparelhos eletrônicos, nem leia livros na cama;
  • faça uma reeducação alimentar e adote refeições leves, evitando alimentos estimulantes antes de se deitar, como o café, e os que têm açúcar em excesso;
  • durma e acorde nos mesmos horários;
  • evite pensamentos negativos e preocupações ao deitar-se;
  • respire tranquilamente e relaxe o corpo para induzir o sono.

Como vimos, a importância do sono pode ser identificada pelos benefícios que ele proporciona, já que melhora a saúde mental e física. Por isso, é fundamental a adoção de cuidados essenciais para garantir noites de sono restauradoras, com ambiente adequado e atitudes que favorecem o relaxamento do corpo e da mente.

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