O que é Maio Vermelho e por que é tão importante? Entenda!

4 minutos para ler

Quem nunca ouviu falar sobre o Outubro Rosa e o Novembro Azul? Pois bem, na área da saúde há alguns meses temáticos, dedicados à conscientização sobre certas doenças e sua prevenção. E é justamente este o intuito do Maio Vermelho!

Ao contrário dos demais, talvez não seja tão conhecido. Porém, é um momento muito importante para a educação em saúde a respeito de um problema, um tumor: o câncer de boca! Afinal, como é possível prevenir ou detectar essa condição?

Uma das formas mais efetivas de diagnóstico precoce é manter em dia as consultas ao dentista. Isso porque nem sempre a própria pessoa vai constatar a presença de uma lesão, e o odontólogo será capaz de detectar o câncer (e também outras anormalidades). E você, sabe dizer algum sintoma desse tipo de câncer?

Entenda o que é o Maio Vermelho

Como dito, o Maio Vermelho é um mês dedicado ao combate ao câncer de boca. Esse tipo de tumor maligno acomete tanto a cavidade bucal como os lábios. Logo, pode surgir na bochecha, gengivas, céu da boca e até mesmo debaixo da língua.

Os dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer) indicam que a população mais acometida compreende homens acima dos 40 anos. Porém, independentemente do sexo e idade, uma das grandes preocupações é que o diagnóstico costuma ser tardio.

Sendo assim, o prognóstico da doença tende a ser pior, uma vez que o tumor já vai se encontrar em estágio avançado. Então, já dá para perceber como a conscientização é importante.

Saiba a importância desse conceito

Vimos, então, que um dos pontos mais relevantes do Maio Vermelho é conscientizar a população para o diagnóstico precoce. Sem dúvidas, isso é uma maneira fundamental de melhorar o prognóstico da doença.

Outro ponto importante é discutir sobre as maneiras de prevenir o câncer de boca. Para isso, devemos ressaltar os principais fatores de risco:

  • tabagismo;
  • consumo de bebidas alcóolicas;
  • exposição à luz solar.

Não se esqueça de que o câncer de boca também engloba os lábios e, por isso, a exposição desprotegida ao sol pode aumentar o risco. No mais, o tabagismo também é um dos grandes vilões — não só para tumores malignos de boca, mas de cabeça e pescoço no geral.

Veja quais são os sintomas de câncer de boca

Finalmente, vamos esclarecer com quais sinais você deve atentar. Inicialmente, as manifestações podem ser bem discretas e de difícil percepção. Então, capriche no autoexame para não deixar passar nada.

Contudo, os sintomas vão ficar mais claros com o decorrer do tempo. Um sangramento na gengiva, por exemplo, pode significar muita coisa, entre elas, um tumor. Dor na boca, alteração de sensibilidade e mau hálito também ativam o alerta.

Agora, se você perceber uma ferida que não cicatriza ao longo do tempo, não hesite em buscar ajuda. Sejam lesões esbranquiçadas ou que sangram, sejam nódulos na boca ou mesmo no pescoço: tudo isso deve ser devidamente avaliado.

Concluímos, enfim, que o Maio Vermelho é fundamental para educar a população sobre o câncer de boca. O grande foco está na prevenção e detecção precoce da doença. Por isso, busque uma vida saudável, longe dos principais fatores de risco citados. E, se por acaso você se deparar com algum dos sintomas mencionados, busque ajuda especializada. Dependendo do caso, pode ser necessária uma biópsia para diagnosticar ou descartar o diagnóstico de tumor.

Gostou do artigo? Curta nossa página no Facebook e não perca nenhuma novidade!

Posts relacionados

Deixe um comentário