O que é cronobiologia e como ela pode ser aplicada no cotidiano?

3 minutos para ler

Existem aquelas pessoas que amam a rotina e aquelas que a detestam. Porém, para nosso organismo, os ritmos são muito bem estabelecidos e, claro, cada pessoa tem suas particularidades. Para começar a entender isso, vamos esclarecer o que é cronobiologia.

De modo geral, é o estudo dos ritmos da vida associados aos fenômenos biológicos. Um exemplo prático disso é perceber que existem pessoas mais diurnas e outras que preferem hábitos noturnos.

Contudo, a cronobiologia não analisa apenas dia e noite. Na verdade, vários ciclos contribuem para este conhecimento, sejam as fases da Lua, seja o ciclo menstrual e muitos outros. Continue a leitura!

Entenda o que é cronobiologia

Como estávamos dizendo, a cronobiologia relaciona os diferentes ritmos com aspectos biológicos. Isso é extremamente importante para a saúde pois, afinal, essa compreensão pode levar a um autoconhecimento sobre o que é mais saudável para cada um.

Vale ressaltar que existem diferentes ciclos que compõem esse estudo. Os ciclos circadianos, por exemplo, são aqueles que se repetem a cada 24 horas. Eles ditam períodos importantes, como aqueles de sono e vigília.

Já os infradianos são aqueles superiores a 28 horas. Então, envolvem ciclos mais longos, como os lunares, as estações do ano, e até mesmo o ciclo menstrual. Pensando exclusivamente nos animais, têm muito a ver, também, com reprodução.

Por último, os ultradianos são inferiores a 20 horas. Então, regulam quando a pessoa sente fome ou sede, por exemplo.

Saiba a importância dos ciclos

Mas, afinal, qual a importância de associar ciclos aos aspectos biológicos? Bem, de certa forma, eles são capazes de regular nossa saúde. Isso porque influenciam na fisiologia, nas reações bioquímicas e, principalmente, no comportamento.

São eles que vão induzir nosso corpo ao repouso após muito tempo de vigília. São eles, também, que ajudam os animais a se prepararem para as mudanças de estação. E, diante dessas relações, podemos inferir que os mais adaptados ao ciclos foram aqueles que sobreviveram ao longo dos anos.

Ponha a cronobiologia em prática

Para pôr em prática a cronobiologia, você precisa entender que cada pessoa tem seu próprio ritmo. A adaptação como um todo deve girar em torno dessas particularidades. 

Sendo assim, vamos à primeira dica: analise qual é o melhor horário para praticar atividades físicas! É pela manhã? Então, coloque isso na sua rotina! E quando você prefere fazer a última refeição do dia? Pois bem, aposte nessa periodicidade também.

Os ciclos de sono e vigília também são muito importantes de entender. Ao avaliar os horários de despertar e adormecer, é preciso chegar a um consenso consigo mesmo sobre qual o melhor momento de cada um. A partir daí, faça disso um hábito!

Em suma, entender o que é cronobiologia vai permitir que cada um avalie melhor os ritmos da própria vida. Isso leva a pessoa a se conhecer profundamente, além de aliar aos melhores hábitos e um maior bem-estar. Portanto, não ignore essa compreensão. Você vai perceber que muitos aspectos podem melhorar, como simplesmente se sentir com mais disposição para as atividades. E quem não quer se sentir assim diante de tanta correria, não é mesmo?

Se você gostou das nossas dicas, siga nossa página no Facebook! Lá você vai encontrar mais conteúdos sobre saúde!

Posts relacionados

Um comentário em “O que é cronobiologia e como ela pode ser aplicada no cotidiano?

Deixe um comentário