Saiba o que é fortalecimento muscular e como melhorá-lo

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“Pratique atividades físicas”. Provavelmente, você já ouviu essa frase mais de uma vez na vida. E não é para menos! Os exercícios contribuem diretamente para a saúde e bem-estar do nosso corpo. Mas… e sobre fortalecimento muscular, você já ouviu falar?

Bem, na verdade, não deixa de ser uma prática física. Neste caso, eles não são aqueles clássicos aeróbicos, como corridas, caminhadas ou pedaladas. Eles representam o ganho de força na musculatura.

Desde já, vale reforçar que não estamos falando de extremos, como halterofilia, nem de equipamentos sofisticados, desses de grandes academias. Você vai ver a importância do fortalecimento muscular e como implementar no dia a dia!

Entenda o que é fortalecimento muscular

O fortalecimento muscular tem como principal objetivo aumentar a força e a resistência da musculatura. Para que isso seja possível, são elaborados treinos de musculação com pesos, faixas ou a própria composição corporal.

É importante ressaltar que todas as faixas etárias podem adotar medidas de fortalecimento. Porém, tudo deve ser devidamente indicado por um profissional especializado, a fim de adequar as atividades para cada biotipo.

De forma geral, o ganho de massa magra e a definição dos músculos representam dois objetivos do fortalecimento. Porém, vai além disso! Nos idosos, por exemplo, as práticas são essenciais para afastar a sarcopenia — perda de massa muscular.

Veja os benefícios da prática

Quando se fala em musculação, muitas pessoas pensam logo na definição muscular. Claro, a parte estética tem certa influência, mas não deve ser o ponto de destaque. O que realmente precisa ser valorizado é o grande benefício que oferece para a saúde, combatendo o sedentarismo.

Além de trabalhar os músculos em si, proporciona mais força e densidade dos ossos. Atua, ainda, na eliminação de gordura; afinal, não são apenas os aeróbicos que fazem isso.

A luta contra o sedentarismo acaba combatendo também a obesidade e todos os riscos que ela oferece. Por último, proporciona a liberação de neurotransmissores associados ao prazer, oferecendo mais bem-estar e favorecendo a saúde mental.

Descubra como melhorar seu fortalecimento

Agora sim, vamos às dicas! Confira abaixo algumas formas bem práticas de fortalecer seus músculos!

Aposte nos treinos funcionais

A pandemia exigiu que muitas pessoas se reinventassem na prática física. Por isso, diversos treinos foram elaborados para que as pessoas pudessem se exercitar dentro de casa.

Prova disso são os chamados funcionais, que já existiam antes, mas ganharam mais visibilidade de alguns meses para cá. Por meio de exercícios simples e, muitas vezes, com o próprio peso corporal, é possível obter o fortalecimento!

Capriche na dieta

Não, não estamos aqui para lutar por mais saladas no prato. Na verdade, queremos mostrar a importância do cálcio. Esse mineral é indispensável para o fortalecimento ósseo e participa de outras funções no metabolismo.

Não se esqueça de caprichar no banho de sol. Isso porque a vitamina D, sintetizada na pele após exposição solar, auxilia na absorção do mineral. Ah, o cálcio pode ser encontrado no leite, legumes e peixes!

Pule na água

Como última dica, vamos falar da importância da natação e da hidroginástica. Ambas as atividades trabalham todos os grupos musculares e apresentam um grande benefício: por serem aquáticas, não provocam danos e impactos maiores nas articulações.

Viu só como não precisa de academias superequipadas para buscar o fortalecimento muscular? Mas não se engane: é importante consultar um profissional de educação física para receber as orientações corretas.

Na água, em academias ao ar livre ou mesmo em estúdios e academias tradicionais: é possível adaptar as atividades de acordo com o que você mais gosta. De quebra, você garante mais saúde e bem-estar!

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