Queda dos fios? Descubra o que pode ser a perda de cabelo!

4 minutos para ler

Quando você acorda, seu travesseiro está repleto de fios de cabelo? Você também percebe fios soltos nas suas roupas? Ou quando você passa a mão no cabelo, ficam muitos fios aderidos a ela? São situações comuns, e até mesmo naturais da vida! Talvez você até já tenha se deparado com um nome estranho: alopécia: esse termo significa a perda de cabelos ou outros pelos.

O fio de cabelo passa por um ciclo de crescimento. Assim como ele surge, ele também sai, ou seja, a queda de cabelo é inerente ao ciclo. Porém, nem sempre é algo natural.

Dependendo da intensidade, a queda pode retratar um problema sistêmico e que merece atenção. Mas, afinal, o que pode ser a perda de cabelo? Confira!

Excesso de estresse

O dia a dia é repleto de condições potencialmente estressantes. Trânsito, trabalho e rotina. Inevitavelmente essas e outras causas de estresse causam repercussão no organismo, que se manifesta de maneira física e emocional.

O cortisol é um hormônio que se eleva diante do estresse. Com isso, ele proporciona ao organismo um ambiente de inflamação, que prejudica o ciclo dos fios e leva à sua queda.

Falta de vitaminas

As vitaminas são nutrientes essenciais para a vida. Elas participam como cofatores em diversas reações, estando envolvidas de maneira sistêmica no bom funcionamento do corpo.

As vitaminas B, C, D e E estão diretamente relacionadas com a composição dos fios e manutenção da saúde deles, oferecendo nutrientes que viabilizam o crescimento.

Vale ressaltar que elas devem ser obtidas por meio de alimentação (alimentos são mais saborosos que remédios, não é mesmo?). Invista em alimentos como carnes, ovos, cenoura, óleos vegetais e até exposição adequada ao sol. Porém não deixe de consultar um médico, pois pode ser necessária uma suplementação.

Deficiência de ferro

O ferro é uma substância presente principalmente no sangue, e está envolvido na formação dos glóbulos vermelhos. Na falta de ferro surge um quadro clássico conhecido como anemia ferropriva.

Uma pessoa anêmica tem prejuízo em diversas funções do corpo. Claramente é possível perceber fraqueza, palidez, cansaço e, além disso, também influencia no ciclo dos fios de cabelo.

Para avaliar o estado de ferro no organismo podem ser solicitados vários exames. Porém, nesse caso é indicado o ferro sérico com a complementação chamada “capacidade de ligação do ferro”, para avaliar a quantidade funcional, e a ferritina, para avaliar as reservas desse metal no corpo.

Hipotireoidismo

A tireoide é uma glândula localizada no pescoço, cuja função é produzir os hormônios T3 e T4. Basicamente, eles participam da manutenção do metabolismo. Portanto, no hipotireoidismo, observa-se a diminuição de tais hormônios, mas o sinal mais precoce e característico é a elevação do TSH (hormônio tireoestimulante, produzido na glândula hipófise e que atua na tireoide).

Consequentemente, diversas reações são prejudicadas e os sintomas são sistêmicos, como:

  • sonolência;
  • pele seca e descamativa;
  • diminuição de reflexos;
  • ganho de peso;
  • queda dos fios.

Para avaliar a função tireoidiana, os exames mais solicitados são a dosagem do TSH (o hormônio que induz a produção dos tireoidianos) e T4 Livre (forma livre do hormônio T4). O médico indica outros testes, conforme as informações obtidas durante a consulta e os sinais constatados no exame físico.

Vimos então que, embora a queda dos fios seja um processo natural do ciclo deles, em algumas situações pode envolver uma condição mais abrangente. Isso pode dever-se também a produtos usados nos cabelos, e até a medicamentos. Sendo assim, ao perceber maior intensidade no processo, é indispensável a ida ao médico. A partir daí, será feita a avaliação clínica e laboratorial, a fim de descobrir o que pode ser a perda de cabelo. Com isso, é possível indicar o tratamento e até mesmo cessar o quadro de queda, e também atuar sobre outras alterações que a pessoa nem sabia que tinha.

Agora, descubra quais outras condições a falta de vitaminas pode causar!

Posts relacionados

8 thoughts on “Queda dos fios? Descubra o que pode ser a perda de cabelo!

  1. Muito bom e pratico bem direto caracteristico do PROFESSOR THALES desde do SALESIANO só não vou falar quantos anos para ele não ficar zangado.
    UMA SUGESTÃO como causa de queda de cabelo que observamos na clinica diaria produtos quimicos diversos como formol que algumas mulheres ainda insistem em aplicar.

    1. O Laboratório PAT agradece os comentários elogiosos e a sugestão, Dr.Celestino. Em outro momento ela certamente será mencionada, quando o tema for retomado.

    1. A equipe do Laboratório PAT é muito grata à sra, Da. Regina, e espera corresponder às expectativas no oferecimento de matérias destinadas ao conhecimento do público em geral.

Deixe um comentário