Para que serve a biópsia e quando esse exame é pedido?

4 minutos para ler

A biópsia é um “exame” comum e que pode ser utilizado em diversas situações. Na verdade, “biópsia” não é propriamente o exame, mas o modo de obter material para ser examinado, porém na linguagem corriqueira esses detalhes se confundem. Embora na maior parte das vezes pensemos em câncer ao ouvir falar desse exame, na realidade ele serve para avaliar diversas outras condições em que se encontram órgãos e tecidos.

Muitas pessoas ficam preocupadas ao receber do médico um pedido de biopsia, imaginando o pior. Mas nem sempre é preciso se preocupar. Para esclarecer melhor para que serve a biópsia, elaboramos este artigo. Acompanhe e tire suas dúvidas!

O que é, para que serve e quando a biópsia é necessária?

A biópsia, dentro da realidade médica, é mais comum do que se pode imaginar. Embora seja um procedimento invasivo, ele geralmente utiliza apenas anestesia local, com pouca interferência no organismo do paciente. Esse é um procedimento seguro e recorrente, utilizado para colher material celular ou de tecido, que será analisado para se chegar a um diagnóstico.

Além da utilização de tecido, é possível que sejam examinados líquidos, secreções e outros materiais orgânicos. A partir da coleta, um laboratório especializado em anatomia patológica fará a análise, percebendo a natureza e o grau de alterações no material examinado. Nesse sentido, a biópsia, seguida de exame do material obtido, é uma parte essencial da investigação médica em caso de certas anormalidades suspeitadas.

Um ponto importante para compreender para que serve a biópsia é levar em conta em quais situações ela é requisitada. Nesse sentido, o médico pode fazer a solicitação quando, por meio de um exame de imagem ou laboratorial, o profissional nota uma alteração não conclusiva. Dessa forma, a biópsia é utilizada para obter material para se aprofundar a análise do paciente, permitindo melhor compreensão dos dados.

Quais os tipos de biópsia?

A forma como a biópsia será feita pode variar e a decisão final precisa ser tomada pelo médico que acompanha a situação. Nesse sentido, a forma como a amostra será colhida, bem como seu tamanho, pode variar de acordo com o tipo da lesão, o órgão em que ela está presente, as condições do paciente e as hipóteses de diagnóstico.

As biópsias incisionais são feitas por uma incisão (corte), em que se remove um fragmento de pele ou outro componente do corpo. Excisionais são as que levam à remoção da lesão suspeita, na totalidade. Por vezes faz-se biópsia por agulha, em que uma lesão suspeita é perfurada e uma pequena quantidade do tecido é obtido para análise.

Por vezes é preciso “abrir” uma parte do corpo para fazer a biópsia de um órgão, cortando a pele para retirar uma amostra mais profunda, mas em muitos casos isso não é preciso, quando as biópsias podem ser feita com o auxílio de agulhas (por vezes guiadas por ultrassonografia).

Quais os diagnósticos obtidos com biópsias?

É possível se lançar mão da biópsia para verificar problemas simples, como verrugas, ou confirmar alteração em órgãos e tecidos no caso de doenças autoimunes, e até mesmo perceber o agente causador de doenças infecciosas, como a hanseníase e várias micoses. Em casos mais graves, a biópsia permite notar a natureza, taxa de crescimento e agressividade de um câncer, contribuindo para o tratamento.

Como foi possível notar, são diversos os objetivos para que servem as biópsias. Um exame bem feito no material biopsiado pode indicar alterações e estimar prognósticos, sendo fundamental para a prescrição de tratamentos adequados e eficientes.

Nesse sentido, para garantir que a análise seja feita da melhor maneira possível, é importante que os materiais biopsiados sejam processados em bons laboratórios de anatomia patológica. O PAT Análises Clínicas não se dedica a essas área, mas o PAT Anatomia Patológica é uma excelente opção.

Quer saber mais sobre como são feitos nossos exames e de que forma auxiliamos em diagnósticos e tratamentos por meio de análises de qualidade? Então, entre em contato conosco. Será um prazer atender suas necessidades!

Posts relacionados

Deixe um comentário