Quais os benefícios da corrida? Descubra aqui!

4 minutos para ler

Alimentação saudável e atividades físicas são duas premissas muito conhecidas na área da saúde. E não é para menos! Esse combo nos hábitos de vida pode mudar o perfil de saúde de uma pessoa. Por isso, vamos conversar hoje sobre os benefícios da corrida.

Sabemos que nem todos os esportes agradam a todos; afinal, cada pessoa se identifica com diferentes tipos. A corrida, porém, abrange muitos adeptos, talvez pela variedade de opções, talvez pela praticidade. Seja na esteira, na rua ou em um parque, basta pôr tênis, roupas confortáveis, e ir!

Quer saber como isso impacta na vida das pessoas? Continue a leitura e confira!

Queima calorias

Quando o assunto é calorias, a matemática básica não falha: se você ingere mais do que consome, o corpo acumula os excessos. Portanto, a atividade física é uma maneira de ajudar a queimar as calorias ingeridas.

Nessa perspectiva, a corrida se mostra uma das maneiras de combater o excesso de peso. Sabemos, ainda, que essa condição – o sobrepeso – é fator de risco para várias outras, como doenças cardiovasculares, diabetes mellitus e aumento do colesterol.

Reduz o colesterol

Falando em colesterol, vale a pena destacar esse benefício da corrida. Isso porque a alimentação da população, no geral, tende a não ser tão saudável assim. Por isso, muitas pessoas sofrem com colesterol e triglicérides elevados.

Esse acúmulo de gordura prejudica duas estruturas em especial: fígado e vasos sanguíneos. No segundo caso, o risco é ainda mais preocupante, uma vez que placas de gordura nos vasos podem predispor à formação de trombos e até infarto.

Fortalece a musculatura

Agora, falando sobre músculos, quanto mais exigidos forem, mais fortes eles se tornam. A corrida é uma excelente maneira de fortalecer a musculatura da perna, o que vai melhorar até o retorno venoso – falaremos mais sobre isso adiante.

Mas não é só isso! Não podemos esquecer que o coração tem fibras musculares; há ainda uma série de músculos respiratórios. Tudo isso também fica fortalecido! Logo, correr melhora a função cardiorrespiratória do praticante.

Melhora a circulação

Enfim, a circulação se destaca! Uma das maneiras de melhorar o retorno venoso é por meio da musculatura. Isso porque a contração muscular atua como um impulso a mais para as veias das pernas conduzirem de volta o sangue para o coração.

Vale lembrar, também, que a corrida é uma maneira de diminuir o colesterol. Logo, a tendência é não formar ateromas no interior dos vasos sanguíneos.

Alivia o estresse

Por fim, a prática de atividades físicas também atua na modulação do humor. A endorfina é um hormônio associado aos exercícios. Ela oferece uma sensação de prazer e bem-estar para os praticantes.

Sendo assim, depois de uma boa corrida até o humor pode melhorar, aliviando o estresse gerado pela vida diária.

Mas… lembre-se: é muito conveniente passar por uma avaliação médica antes de começar, mesmo que você não tenha chegado ainda à terceira idade! Há especialistas em Medicina do Esporte que poderão lhe examinar e orientar.

Agora que você já sabe quais os benefícios da corrida, o que está esperando para dar o primeiro passo? Mas antes, algumas dicas! Primeiro: escolha bem as roupas e o tênis para a atividade — eles podem melhorar completamente a performance. Vale, também, montar uma playlist bem animada para ouvir ao longo do percurso. Por último, que tal baixar aplicativos de corrida? Eles ajudam a acompanhar o desempenho ao longo do tempo!

Gostou do conteúdo? Se não quiser sair parar correr, ou intercalar a corrida com outras práticas saudáveis, aprenda a se exercitar em casa.

Posts relacionados

Deixe um comentário