Quais são os sintomas da anemia? Descubra aqui!

4 minutos para ler

A anemia é uma alteração no sangue bastante comum que pode estar associada a algumas doenças que podem ser graves. Por isso, é essencial conhecer quais são os sintomas da anemia e procurar um médico assim que detectá-los.

Embora seja mais frequente em crianças, mulheres grávidas e idosos, devido às suas causas variadas a anemia pode afetar qualquer pessoa.

Neste post vamos falar um pouco mais sobre a anemia, seus sintomas e causas, para ajudar você a identificá-los e cuidar da sua saúde (e da de sua família). Confira!

O que é anemia?

Trata-se de uma condição caracterizada pela redução do nível de hemoglobina no sangue, em geral com alterações na produção de hemácias, também chamadas glóbulos vermelhos. A hemoglobina é a proteína que dá a cor vermelha ao sangue, responsável por transportar o oxigênio para todo o corpo, e as hemácias são as células sanguíneas que carregam essa substância, a qual também transporta o gás carbônico para os pulmões por onde é eliminado na respiração.

Na verdade, uma série de condições e doenças pode levar à redução da hemoglobina, caracterizando diversos tipos de anemia. Elas podem ser agudas ou crônicas, adquiridas ou hereditárias.

Quais são os sintomas da anemia?

Como uma condição que provoca alterações sanguíneas, a anemia pode envolver muitos sintomas, e deve ser considerada como sendo um sinal da presença de uma doença subjacente, nem sempre evidente.

A intensidade dos sintomas pode variar, dependendo de fatores como o estado físico, a velocidade com que o quadro se instalou e a capacidade do organismo de compensar a deficiência de hemoglobina.

Alguns efeitos da redução na oferta de oxigênio aos tecidos são:

  • perda de peso;
  • falta de ar ao praticar exercícios ou fazer qualquer esforço aeróbico, como subir uma escada ou ladeira;
  • tontura e vertigem;
  • fadiga e fraqueza;
  • episódios depressivos (não confundir com depressão);
  • irritabilidade;
  • dor de cabeça;
  • zumbidos;
  • unhas e cabelos frágeis;
  • falta de apetite;
  • perversão do apetite (vontade irresistível de mastigar ou comer coisas estranhas, como arroz cru, gelo, etc.);
  • redução da libido.

O que causa o problema?

Como já citado, as anemias podem ser agudas, quando há uma queda súbita da hemoglobina, ou crônicas, mais comuns e de causas diversas. O quadro agudo denota perda de sangue ou destruição das hemácias, e geralmente decorre de algum trauma ou acidente com grande hemorragia, ou mesmo de certas doenças como crises que surgem na anemia falciforme.

Já a anemia crônica pode ser consequência de outras condições, como doenças hepáticas e renais, câncer e doenças autoimunes — hipotireoidismo, artrite reumatoide, lúpus e outras. Além disso, pode ser causada pela carência de nutrientes como ferro, vitaminas e proteínas,; fluxo menstrual intenso, e infecções.

Fatores hereditários são responsáveis por alterações anatômicas nas hemácias, tornando-as mais frágeis, o que ocorre na anemia falciforme e na esferocitose hereditária. Já a anemia ferropriva é causada pela deficiência de ferro, e é a mais comum das anemias em todo o mundo.

O diagnóstico é feito pela avaliação clínica e confirmado por exame de sangue. Por isso, é importante ficar atento a quais são os sintomas da anemia para buscar orientação médica, se for o caso. O tratamento vai depender da causa do problema, porém, o acompanhamento é essencial para controlar os quadros crônicos e manter a qualidade de vida do paciente.

Se você gostou deste post, assine a nossa newsletter agora mesmo e receba nossas novidades por e-mail.

Posts relacionados

3 thoughts on “Quais são os sintomas da anemia? Descubra aqui!

Deixe um comentário