Quer ter uma boa rotina de atividade física? Veja 5 dicas para estruturá-la!

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Fazer exercícios físicos com frequência é fundamental para desenvolver uma boa saúde e garantir o bem-estar tanto de seu corpo quanto de sua mente. Muitas pessoas reconhecem a importância disso, mas, em virtude dos afazeres do dia a dia, nem sempre conseguem estabelecer uma rotina de atividade física.

Por conta disso elaboramos este texto. Nele vamos dar algumas dicas para ajudar a estruturar uma rotina de exercícios que seja eficiente e se encaixe dentro das demais atividades de seu cotidiano. Você perceberá que, com simples hábitos, é possível sair do sedentarismo e melhorar sua saúde. Acompanhe!

Por que ter uma rotina de atividade física?

Ter uma rotina de atividade física é importante em diversos sentidos. É comum pensar em questões estéticas, mas esse é apenas um detalhe dentro de todos os benefícios que as atividades físicas trazem. Entre os principais, podemos apontar o emagrecimento, fortalecimento muscular, aumento de flexibilidade, e até mesmo a prevenção de problemas de saúde, como:

  • doenças cardiovasculares;
  • diabetes;
  • pressão alta;
  • doenças reumáticas, como atrite, artrose e osteoporose;
  • insônia;
  • escoliose;
  • depressão.

Como organizar uma rotina de exercícios?

Como você pode perceber, são inúmeras as vantagens que a prática frequente de atividade física proporciona ao nosso organismo. Contudo, para conseguir desenvolver uma rotina de exercícios que seja adequada à sua realidade, é necessário levar em conta alguns detalhes. A seguir, listamos algumas dicas para tornar isso possível. Confira!

1. Faça uma avaliação médica

Um ponto importante antes de pensar sua rotina de exercícios é levar em conta sua condição de saúde. Nesse sentido, é válido fazer uma consulta médica para que o profissional possa recomendar o exercício mais adequado para suas condições metabólicas e físicas.

2. Procure uma atividade que você goste

Depois de avaliar quais os tipos de exercícios adequados às suas condições de saúde, procure escolher aquela com a qual você mais se identifica. Manter uma rotina de exercícios físicos nem sempre é algo fácil; se gostar daquilo que faz será mais tranquilo manter a rotina em dia, pois você terá ânimo para realizar a atividade.

3. Estabeleça metas realistas

Outro fator importante para manter a rotina de exercícios é estabelecer metas e desafios. Dessa forma, haverá sempre uma motivação a mais para fazer as atividades. É possível estabelecer metas como perder peso ou correr uma maratona. O importante é estipular objetivos que sejam palpáveis e que aconteçam pouco a pouco: assim você perceberá seu progresso e não desanimará.

4. Conte com o auxílio da música

Utilizar músicas animadas para fazer seus exercícios pode ser uma excelente ajuda. O ritmo pode estimular a cadência do exercício, além de melhorar o humor ao longo da atividade, fazendo com que aquele esforço físico não se torne algo incômodo, mas divertido.

5. Coloque a atividade na agenda

É fundamental compreender que a atividade física é tão importante para sua vida quanto seu trabalho. Neste sentido, ponha os exercícios em sua agenda como compromisso. O planejamento de sua semana deve incluir o tempo para os exercícios físicos. Esta dica é importante principalmente para o período de adaptação. Posteriormente, é comum que a atividade se torne um hábito.

Organizar uma rotina de atividade física nem sempre é fácil. Mas como foi possível notar ao longo do texto, práticas simples podem ajudar bastante nessa tarefa. Além disso, lembre-se de que não basta apenas realizar os exercícios. Para alcançar uma vida saudável é necessário somar a rotina de atividades a uma alimentação saudável e balanceada. Portanto, siga estas dicas e cuide bem de sua saúde!

Gostou de nossas dicas? Então, acesse nosso artigo sobre os benefícios da atividade física para compreender ainda mais como cuidar de sua saúde!

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