5 sintomas de estresse em que você deve prestar atenção

3 minutos para ler

O dia a dia corrido e as grandes responsabilidades já fazem parte da rotina dos brasileiros. Independentemente da faixa etária, cada pessoa deve lidar com seus próprios afazeres e, diante de uma sobrecarga, podem surgir os sintomas de estresse. 

Do ponto de vista biológico, o estresse leva à produção de cortisol. Este hormônio é essencial para a sobrevivência, porém, em grandes quantidades, torna-se prejudicial. E tem mais: os reflexos disso são observados no corpo e na mente.

O segredo para reduzir o hormônio em questão é ter uma boa noite de sono. Diante da impossibilidade do descanso, ele vai atuar em diferentes aspectos no organismo, como veremos abaixo!

1. Insônia

Quem nunca perdeu o sono pensando nas preocupações da vida? Pois bem, o estresse diário pode prejudicar o único momento de descanso do dia. Isso gera um loop na vida daquela pessoa: o estresse prejudica o sono e a falta de sono aumenta o estresse, nessa alternância que se mantém.

Nem sempre é fácil quebrar esse ciclo vicioso. Por vezes, é necessário contar com auxílio de outras terapias para conseguir dormir, seja a cognitivo comportamental, seja a medicamentosa.

2. Dor

O cortisol é um hormônio capaz de mediar os processos inflamatórios no organismo como um todo. Sendo assim, ele apresenta algumas associações com a dor. Neste caso, estamos referindo a uma série de desconfortos, como:

  • dor de barriga;
  • dores musculares;
  • dor no peito;

3. Apetite intenso

Atire a primeira pedra quem nunca descontou alguma frustração em comida! Afinal, depois de um dia cheio, por que não pedir aquele _delivery_ de que tanto gosta?

Pois bem, as situações estressantes tendem a aumentar o apetite, fazendo com que a pessoa coma até mesmo sem fome. Dependendo da frequência disso, poderá haver um desequilíbrio na alimentação e, se associado ao sedentarismo, os desfechos podem ser sérios.

4. Ansiedade

Sem dúvidas, as situações de estresse podem provocar ansiedade nas pessoas. Veja bem, não estamos falando, necessariamente, do transtorno de ansiedade generalizada. Na verdade, o estado ansioso pode acometer qualquer pessoa.

O que vai distinguir isso da doença em si, são os sintomas associados e o quanto isso prejudica as atividades diárias. No mais, o excesso de cortisol resulta em uma maior ansiedade.

5. Diarreia

Por último, não poderíamos deixar de comentar sobre os sintomas gastrointestinais do estresse. Do ponto de vista metabólico, uma série de processos podem resultar na diarreia.

Sendo assim, quanto maior o estresse, mais vezes a pessoa tende a ir ao banheiro, além de apresentar perda na consistência de fezes. Se o sintoma persistir, vale a pena procurar ajuda médica.

Viu só como os sintomas de estresse podem prejudicar o dia a dia? Para aumentar o bem- estar e ter uma melhor qualidade de vida, o grande segredo é caprichar no sono! Porém, essa não deve ser a única medida. Além disso, é importante cuidar do corpo — com atividades prazerosas — e da mente — com psicoterapia. Não se esqueça de buscar ajuda sempre que precisar e lembre-se: você não está sozinho diante das dificuldades!

Gostou do conteúdo? Então que tal conferir algumas dicas para melhorar a saúde mental?

Posts relacionados

Deixe um comentário