5 sintomas de problemas nos rins nos quais você precisa ficar de olho

4 minutos para ler

Algumas doenças renais podem ser silenciosas, mas há casos em que elas apresentam sinais característicos, como alterações na urina e na disposição física, bem como dores em algumas regiões do corpo. Por isso é fundamental ficar atento aos sintomas de problemas nos rins para tratar o quanto antes e evitar agravamentos.

Os rins são importantes órgãos responsáveis pela eliminação de toxinas e resíduos do metabolismo corporal, manutenção do equilíbrio hídrico do organismo e pela produção de alguns hormônios. Quando eles deixam de funcionar adequadamente, pode ser preciso fazer a diálise, procedimento para “limpar” o sangue daquilo que o organismo não consegue eliminar pela urina.

Para evitar que isso ocorra, é muito importante observar alguns sinais que esses órgãos podem dar como aviso para cuidados necessários. Veja, a seguir, alguns dos principais alertas de problemas renais para os quais precisamos ficar atentos!

1. Vontade de urinar além do normal

Quando ocorre alguma alteração na necessidade de ir ao banheiro, sem ter ingerido muito líquido, isso pode ser um indicativo de que algo está errado com a bexiga, como uma pedra (cálculo renal) que pode ter se deslocado.

Esse movimento costuma vir acompanhado de dor. Quando um cálculo renal se desloca rumo à bexiga, é muito comum ocorrer dor lombar aguda, unilateral, que apresenta uma tendência a se dirigir para as partes mais baixas do abdômen.

Nos homens também pode ocorrer um desconforto nos testículos e, nas mulheres, nos grandes lábios. A dor que a movimentação do cálculo renal provoca pode causar problemas intestinais, náuseas e vômitos, dependendo da sua intensidade.

2. Dores nas costas

Principalmente nos casos de pessoas idosas, as dores na região lombar podem indicar alguma doença renal. Quando devida a problemas nos rins, a dor costuma ser intensa e tende a se acompanhar de outros sintomas, como a dificuldade para urinar e sensação de ardor.

3. Cansaço excessivo

Quando os rins têm a função cronicamente comprometida, pode surgir anemia. Isso provoca uma grande interferência no transporte de oxigênio até as células, gerando fadiga excessiva.

4. Alterações na urina

É normal haver um pouco de espuma na urina, devido ao turbilhonamento do jato na água do vaso sanitário. Mas se houver alguma mudança no aspecto dessa espuma, principalmente em relação ao aumento na quantidade e tempo que ela demora para se desfazer, isso pode ser um sinal de doença renal.

O aumento de espuma ocorre quando há perda de proteínas na urina (proteinúria), que surge na presença de algumas doenças, como Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial, entre outras.

Algumas alterações na urina podem sinalizar problemas renais, como:

  • cor escura ou pálida demais;
  • dificuldade para urinar;
  • incontinência urinária;
  • mau cheiro;
  • sangue na urina;
  • vontade de urinar durante a madrugada.

5. Mau hálito

A insuficiência renal pode interferir no hálito da pessoa. Quando isso acontece, há um odor de amoníaco e sabor metálico na boca que surgem devido ao acúmulo de toxinas no sangue.

Para evitar problemas renais, é importante adotar medidas preventivas simples, como fazer o controle da pressão arterial, beber água regularmente, evitar o tabagismo, controlar os níveis de glicose no sangue, reduzir o sal na alimentação e praticar atividades físicas.

Como vimos, é importante ficar atento a alguns dos principais sintomas de problemas nos rins, como os que comentamos neste artigo, para garantir o bom funcionamento desses órgãos e evitar o agravamento de alterações que podem surgir devido ao estilo de vida ou algumas doenças. Além disso, é fundamental realizar exames laboratoriais periodicamente.

Gostou deste conteúdo? Saiba mais lendo o artigo que explica sobre os sinais da falta de vitaminas e como isso pode desencadear o desequilíbrio do organismo e provocar doenças!

Posts relacionados

2 thoughts on “5 sintomas de problemas nos rins nos quais você precisa ficar de olho

  1. Parabéns pela matéria ! Muito importante e de grande utilidade, para nós, leigos.
    Continuem enviando conteúdos assim, pois serão sempre bem-vindos.
    Agradecido !

Deixe um comentário