Teoria dos 21 dias: saiba como ela ajuda na criação de novos hábitos

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Você já ouviu falar sobre a teoria dos 21 dias? Ela se refere a uma interpretação do cirurgião plástico Maxwell Maltz (especialista em amputações), que introduziu esse conceito em sua obra intitulada “Psicocibernética” (1960), ciência da área da psicologia que tem por objetivo melhorar a autoconfiança e a autoimagem visando à condução de uma vida mais bem-sucedida.

Neste artigo, vamos explicar como essa teoria ajuda na criação de novos hábitos e como aplicá-la em diferentes aspectos de nossas vidas para adquirirmos hábitos saudáveis, como obter os benefícios da atividade física, ter uma alimentação equilibrada, entre outros. Continue a leitura para saber mais!

Como a teoria dos 21 dias ajuda na criação de novos hábitos?

A teoria dos 21 dias ajuda na criação de novos hábitos por meio da repetição de atitudes por, no mínimo, três semanas. Essas repetições levam à internalização e automatização de diferentes tarefas que precisamos desempenhar de acordo com o estilo de vida a ser adotado.

Na prática, isso significa que, após repetirmos alguma atitude por um certo período, não precisaremos mais pensar para agirmos de determinada maneira, pois o nosso corpo já estará ligado no “piloto automático”. Dessa forma a tarefa passa a ser realizada com naturalidade, exigindo menor esforço mental, e se integra ao nosso novo modo de viver e realizar sonhos.

Como aplicar a teoria?

Para colocar a teoria em prática precisamos repetir alguma atitude por 21 dias consecutivos, como fazer algum exercício físico em casa por esse tempo, sem perder nenhum dia. Veja, a seguir, algumas dicas eficazes para pôr em prática a teoria!

Liste os hábitos que você quer ter e/ou mudar

Faça uma lista com os hábitos que você gostaria de adquirir ou mudar, como ter uma alimentação saudável, eliminar o consumo de refrigerantes, guardar dinheiro para comprar um bem móvel ou imóvel, entre outros.

Use um calendário para registrar os seus progressos

Registar o progresso de uma nova atitude é tão importante quanto mantê-la. Para isso, utilize um calendário e anote o seu desenvolvimento, deixando-o em local bem visível. Isso ajuda na continuidade do propósito e proporciona um sentimento de orgulho por conseguir levar adiante alguma mudança.

Encontre formas de se lembrar do hábito

A lembrança das atitudes necessárias para formar um hábito depende, basicamente, de um autocomprometimento. Assim, podemos estabelecer que faremos algo por, pelo menos, meia hora, por 21 dias ininterruptos.

Mentalize a mudança

A mentalização é parte integrante da psicocibernética. É a chave para alcançarmos o estabelecimento de novos hábitos. Para isso, é importante mentalizar a mudança em nossa vida ao longo dos 21 dias, por meio da visualização de como estaremos quando conseguirmos alcançar os nossos objetivos.

Mude um hábito por vez

Não tente aplicar a teoria dos 21 dias para todos os hábitos de uma só vez, pois isso seria exaustivo e haveria o risco de não conseguir atingir os objetivos. Para que isso não ocorra, foque no que considera mais importante e comece por esse aspecto, fazendo uma mudança de cada vez.

Em quais aspectos da vida podemos aplicar essa teoria?

De acordo com os estudos de Maxwell Maltz, a teoria pode ser aplicada em diversas áreas da vida humana. Nesse sentido, ela pode ser utilizada na obtenção de hábitos saudáveis, como:

  • conseguir manter um programa de emagrecimento;
  • fazer exercícios físicos regularmente;
  • parar de fumar;
  • praticar a reeducação alimentar;
  • e outros.

Conforme comentamos neste artigo, a teoria dos 21 dias, estabelecida por Maltz, ajuda a criar hábitos com base na repetição de atitudes e visualização dos resultados. Dessa forma, podemos utilizá-la para adotar um novo estilo de vida, contribuindo para a melhoria da saúde mental e física.

Gostou deste artigo? Agora que você já sabe como aplicar a teoria dos 21 dias para adquirir bons hábitos, veja como fazer uma reeducação alimentar da melhor forma!

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