Como funciona a testagem rápida para gripe? Descubra!

4 minutos para ler

As síndromes gripais chegaram com tudo em 2022. Considerando os últimos anos, há uma grande preocupação em definir exatamente qual a causa dos sintomas. É aí que a testagem rápida para a gripe se torna muito importante!

De modo geral, a gripe é uma doença infecciosa e contagiosa, causada pelo vírus Influenza. Esse patógeno vai acometer, principalmente, as vias aéreas. Ele não é, porém, o único vírus responsável por causar a famosa gripe.

Na verdade, existem subtipos do vírus Influenza que apresentam características específicas. O tipo A é mais associado às grandes epidemias. Já o B costuma resultar nas gripes sazonais. Por fim, o tipo C causa acometimento bem mais brando. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura!

Veja o que fazer diante dos sintomas

Febre, coriza, obstrução nasal, dor de cabeça, tosse e dor de garganta. Quem nunca apresentou essas manifestações na vida que atire a primeira pedra! Esse conjunto é chamado de síndrome gripal e, como já mencionado , pode ser causado por diferentes microrganismos.

Nessa perspectiva, a grande preocupação nos dias atuais é definir a causa dos sintomas. Afinal, eles podem ser causados por Influenza ou Coronavírus, por exemplo. E, dentre os coronavírus, há o causador da covid-19 (chamado SARS-CoV-2) e outros que já eram conhecidos desde há mais tempo.

Por esse motivo, a testagem rápida para a gripe se faz tão necessária. É ela que vai oferecer melhor embasamento para que os profissionais da saúde orientem melhor os pacientes e tomem decisões mais precisas no tratamento.

Entenda como é a testagem rápida para a gripe

A coleta de material para o teste rápido de gripe é bem parecida com o que é feito para detectar covid-19. Assim, é recolhida uma amostra de secreções da nasofaringe. Em outras palavras, é realizado o swab nasal.

Aliás, pode ser feita a pesquisa do vírus da covid-19 por ocasião da coleta para testagem da gripe. Há, inclusive, a possibilidade de coinfecção, ou seja, duas viroses ao mesmo tempo: influenza e coronavírus. Há até mesmo o termo cunhado para designar isso: flurona (combinação de “flu”, de influenza, e”rona”, de coronavírus.

Como já foi comentado, são 3 os tipos de vírus Influenza. Assim, considerando que o tipo C causa infecções brandas, sem grande acometimento da população e sem impacto sobre a saúde pública, sua pesquisa não é feita.

Na testagem para a gripe, é feita a pesquisa para os subtipos Influenza A e Influenza B. Vale ressaltar que o H1N1 e o H3N2 são vírus que fazem parte do grupo Influenza A. Porém, apenas o H1N1 é indicado de maneira específica quando há positividade para o grupo A, embora os outros também possam ser detectados levando à positividade do teste, mas de maneira inespecífica, ou seja, sem detalhar o vírus.

Saiba como o Laboratório PAT pode ajudar

Diante da importância do diagnóstico para as rápidas e acertadas decisões, é fundamental que as pessoas busquem serviços confiáveis para sua realização. O Laboratório PAT é um deles, capaz de oferecer diagnóstico rápido e confiável, com resultados disponíveis em no máximo duas horas.

A testagem rápida mesmo sem pedido médico pode ser feita em qualquer momento em que houver sintomas. Não é necessário jejum ou qualquer outro preparo. O melhor de tudo, ainda, é a rapidez na entrega do resultado!

Não se esqueça de que diante de manifestações mais graves é indispensável a consulta com um médico. Neste caso, estamos falando de:

  • falta de ar;
  • desconforto para respirar;
  • saturação de oxigênio inferior a 95%.

Como vimos, a testagem rápida para a gripe é uma grande aliada no tratamento de síndrome gripal. Diante de um resultado negativo, pode ser necessário investigar outras causas, sobretudo se houver piora do quadro. Por outro aspecto, diante de um resultado positivo, o médico vai avaliar se há necessidade ou não de prescrever antivirais, que nunca devem ser tomados sem indicação pelo profissional. No mais, medicamentos sintomáticos podem aliviar o quadro e oferecer bem-estar.

Não fique na dúvida! Se apresentar sintomas gripais, entre em contato conosco e faça logo seu teste!

Posts relacionados

Deixe um comentário