Está com as unhas fracas e quebradiças? Descubra o que pode ser!

4 minutos para ler

Você está com as suas unhas fracas e quebradiças? Embora muitas pessoas fiquem incomodadas com essa situação por motivos estéticos, é necessário compreender que isso também pode significar problemas mais graves relacionados à saúde do corpo, como falta de hidratação, ressecamento e ausência de determinados nutrientes.

Ter as unhas comprometidas não é algo normal e, quando isso acontece, é importante prestar atenção, pois esse pode ser um sinal de alerta. Para esclarecermos melhor essa questão, elaboramos este texto. Nele, explicaremos por que unhas fracas podem indicar que a saúde está debilitada e o que fazer quando isso acontece. Continue a leitura!

O que causa unhas fracas e quebradiças?

As unhas podem ficar fracas e quebradiças por diversos motivos. Alguns deles estão relacionados a maus hábitos e à falta de cuidado com elas, enquanto outros podem ter ligação com a alimentação e com um possível déficit de vitaminas. A seguir, listamos as principais causas. Confira!

Hábito de roer as unhas

O hábito de roer as unhas constantemente pode fazer com que elas fiquem frágeis por conta dos microtraumas causados por essa prática. O ideal, nesses casos, é deixar de fazê-lo. Embora isso nem sempre seja fácil, principalmente para pessoas ansiosas, cortá-las e lixá-las bem, além de passar produtos que as protejam (como bases), pode ajudar nessa tarefa.

Uso de produtos de limpeza

Se você utiliza produtos de limpeza regularmente, é bem provável que as suas unhas tenham sido afetadas, pois esses compostos químicos tendem a ressecar a região, fragilizando-a. Para evitar esse tipo de situação, é necessário proteger as mãos na hora de utilizar os produtos.

Sempre que for limpar a casa, procure usar luvas. Assim, você evita o contato das mãos e das unhas com o composto.

Ah, tome cuidado ao lixá-las. Lixar a parte de cima da unha pode prejudicá-las ao remover queratina, deixando as unhas mais finas e, assim, frágeis.

Falta de nutrientes

Também é comum ter unhas fracas e quebradiças por problemas na alimentação, que geram pobreza em nutrientes e vitaminas. Isso ocorre principalmente quando há pouco consumo de alimentos ricos em ferro, zinco, selênio e vitaminas do complexo B, além da vitamina D.

Nesses casos, é importante passar por uma avaliação nutricional, e até mesmo por exames laboratoriais, em especial para avaliar a ferritina. Uma vez que a deficiência de nutrientes for constatada, é necessário passar a ingerir alimentos ricos nessas substâncias e também em vitaminas. Carnes e ovos são boas opções. Contudo, lembre-se de consultar um nutricionista antes de mudar a sua alimentação.

Anemia

Um dos principais sintomas de anemia está relacionado a unhas fracas e que quebram facilmente. Quando um indivíduo está anêmico, isso significa que a quantidade de hemoglobina circulante no sangue está baixa, diminuindo o volume de oxigênio transportado para os tecidos do corpo.

Para superar esse problema, é necessário fazer exames de sangue para confirmar a condição e a sua causa. O tratamento deve ser realizado com supervisão médica.

Portanto, se você perceber que está com as suas unhas fracas e quebradiças, não negligencie essa situação. Como foi possível concluir ao longo do texto, esse pode ser um sintoma de problemas graves. Logo, ao notar essa fragilidade, procure um médico e realize os exames adequados para evitar que possíveis enfermidades sejam agravadas. Cuide de sua saúde e garanta o seu bem-estar!

Você sabia dessa relação que as unhas têm com a sua saúde? Acompanhe as nossas redes sociais para ficar por dentro de mais conteúdos como este e manter-se saudável. Estamos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no LinkedIn!

Posts relacionados

Deixe um comentário