4 principais doenças transmitidas pela água para você se prevenir

4 minutos para ler

Saneamento básico é uma condição que, para muitos, não representa um problema. Principalmente nas áreas urbanas, ter esgoto e água tratados é algo considerado natural para a população.

Porém, foi constatado em um relatório feito pela Organização Mundial da Saúde que 1 a cada 3 pessoas do mundo não têm acesso à água potável. Vale ressaltar que apenas o acesso não é suficiente, é preciso garantir que está segura para consumo.

Nessa perspectiva, é de se ressaltar um ponto muito importante: as doenças transmitidas pela água. Algumas delas podem parecer distantes da realidade, mas chegam a ser endêmicas no país. Confira a seguir!

Hepatite A

A hepatite A é uma doença infecciosa desencadeada por um vírus. O Brasil é considerado um país endêmico para essa infecção viral e elevado contágio. Estima-se que cerca de 90% das pessoas já foram expostas ao vírus antes dos 20 anos.

A forma de transmissão inclui alguns fatores, podendo ser pelo meio fecal-oral e pelo contato com doentes. Além disso, a água e os alimentos contaminados também são importantes fontes de transmissão.

Inicialmente, podem surgir sintomas inespecíficos. Porém, em uma média de 30 dias, pode surgir o quadro característico de icterícia, com a pessoa ficando amarelada, o que é fácil perceber ao se atentar para os olhos, cuja parte “branca” exibe a diferença de cor. Ressaltamos que quanto maior a idade, maior a chance de se tornar ictérico.

Giardíase

A giardíase é uma doença transmitida por um protozoário, a Giardia lamblia. A transmissão se dá pela ingestão da água ou alimentos contaminados com cistos desse protozoário. 

A infecção acomete o intestino delgado; portanto, as manifestações clínicas são: diarreia, dor abdominal, flatulência e demais sintomas associados ao intestino. A má absorção dos nutrientes pode acarretar em perda de peso, e até mesmo anemia.

Na maioria das vezes a suspeita é clínica, aventada pelos sintomas. Porém o diagnóstico pode ser confirmado por meio do exame de fezes, com o achado do protozoário.

Leptospirose

A leptospirose é uma doença causada pela bactéria do gênero Leptospira. Ela é encontrada, principalmente, na urina de ratos. Portanto, a transmissão se dá pelo contato com a água contaminada pela urina do roedor.

O risco é maior em países tropicais e subtropicais, onde as chuvas são constantes. Além disso, em grandes centros, há maior infestação por ratos. Então, em enchentes, por exemplo, a bactéria pode penetrar por arranhões ou ferimentos das pessoas.

Os sintomas também são inespecíficos, mas é comum o relato de uma característica dor na panturrilha. O diagnóstico laboratorial é feito por meio da identificação de anticorpos contra a bactéria.

Esquistossomose

A esquistossomose é causada pelo Schistosoma mansoni. A água doce tem um importante papel no ciclo de vida do verme, pois requer a participação de caramujos, e é no ambiente aquático que as formas infectantes – chamadas cercárias – penetram nos seres humanos.

O intestino e fígado são os órgãos mais acometidos pelo parasita. Os sintomas são bem inespecíficos, e o diagnóstico conta com o histórico o paciente — se o suspeito banhou-se em rios ou lagoas de regiões conhecidas pela presença do parasita — e com exame de fezes.

Concluímos, enfim, que as doenças transmitidas pela água ainda são preocupantes para a população em nível mundial. Elas retratam a precariedade com medidas de higiene e até mesmo a desigualdade social. O Brasil representa um país endêmico para todas as doenças mencionadas acima, portanto não deixe de colocar em prática medidas de higiene e manter em dia os exames de rotina.

Gostou do material? Assine nossa newsletter agora mesmo e não perca nenhum conteúdo!

Posts relacionados

6 thoughts on “4 principais doenças transmitidas pela água para você se prevenir

  1. Excelente material, visto que algumas dessas doenças, como a esquistossomose e a giardíase, são por muitos, consideradas banais. No entanto, causam sérios danos à saúde. Parabéns ao PAT.

Deixe um comentário